Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26977
Tipo: masterThesis
Título: Análise do desempenho acadêmico com base no uso da mesada e na idade de entrada na escola: um estudo baseado nos dados do Pisa
Autor(es): Strapazzon, Ivana Carla
Orientador: França, Marco Tulio Aniceto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ECONOMIA
Resumo: O presente estudo é composto por dois ensaios. O primeiro investiga a alfabetização financeira e o uso da mesada, enquanto o segundo analisa o impacto da idade de entrada no ensino fundamental sobre o rendimento escolar. No primeiro ensaio, o efeito da mesada no desempenho dos estudantes é estudado por meio do modelo de escore de propensão (Propensity Score Matching), utilizando dados do PISA (Programme for International Student Assessment) de 2018. Os resultados mostram que a mesada não condicionada beneficia todos os jovens, aumentando as notas no PISA, especialmente entre meninas, que têm médias menores em educação financeira. No entanto, quando a mesada é condicionada a tarefas, seu efeito se torna negativo, pois a menor disponibilidade de tempo para estudo, devido às atividades domésticas, impacta negativamente o aprendizado em alfabetização financeira. O segundo ensaio também utilizou informações da prova PISA, mas referentes ao ano de 2022, e examina a relação entre a idade de ingresso no ensino fundamental e os seus diversos desfechos na vida adulta, o que justifica o debate contínuo sobre o tema. A decisão sobre quando uma criança deve iniciar a escola primária, de acordo com a literatura, não é consensual e depende de vários fatores, como o contexto socioeconômico, as características familiares, escolares e individuais. Assim, esse segundo estudo tem como objetivo analisar o impacto da idade de ingresso no ensino fundamental sobre o desempenho acadêmico, por meio de variáveis instrumentais em cinco países latino-americanos: Argentina, Uruguai, Chile, Peru e México. Os resultados indicam que os alunos que ingressaram antecipadamente no ensino fundamental apresentaram desempenho acadêmico superior em comparação àqueles que começaram mais tarde, com destaque para meninas e estudantes de condições socioeconômicas desfavoráveis.
The present study is composed of two essays. The first investigates financial literacy and the use of allowance, while the second analyzes the impact of the age of entry into elementary school on academic performance. In the first essay, the effect of allowance on students' performance is studied using the Propensity Score Matching model, utilizing data from the 2018 PISA (Programme for International Student Assessment). The results show that non-conditional allowance benefits all young people, increasing their PISA scores, especially among girls, who have lower averages in financial literacy. However, when the allowance is tied to household chores, its effect becomes negative, as less time is available for studying, which negatively impacts financial literacy learning. The second essay also used PISA test data, but from 2022, and examines the relationship between the age of entry into elementary school and its various outcomes in adult life, highlighting the ongoing debate on the topic. According to the literature, the decision of when a child should start primary school is not consensual and depends on several factors, such as socioeconomic context and family, school, and individual characteristics. Therefore, this second study aims to analyze the impact of age of entry into elementary school on academic performance, using instrumental variables in five Latin American countries: Argentina, Uruguay, Chile, Peru, and Mexico. The results indicate that students who entered elementary school early showed superior academic performance compared to those who started later, with particular emphasis on girls and students from disadvantaged socioeconomic backgrounds.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26977
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