Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27016
Tipo: Artigo
Título: Determinação experimental dos coeficientes de arrasto e sustentação do perfil de asa NACA 0018
Autor(es): Lucas, Cristifani Morais
Orientador: Licks, Letícia Azambuja dos Santos
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: AERODINÂMICA
PERFIL NACA 0018
COEFICIENTE DE SUSTENTAÇÃO
COEFICIENTE DE ARRASTO
TÚNEL DE VENTO
PERFIL DE ASA
AERODYNAMICS
NACA 0018 AIRFOIL
LIFT COEFFICIENT
DRAG COEFFICIENT
WIND TUNNEL
WING PROFILE
Resumo: Este artigo apresenta a análise experimental do perfil aerodinâmico NACA 0018, visando determinar os coeficientes de sustentação e arrasto em diferentes ângulos de ataque. O perfil NACA 0018, caracterizado por sua simetria, foi avaliado quanto ao desempenho aerodinâmico e ao comportamento em condições críticas, como a proximidade do estol, ocorrendo quando o ângulo de ataque excede o limite crítico, resultando na separação do fluxo de ar da superfície do perfil, o que causa uma drástica redução da sustentação. Durante os experimentos, observou-se que o perfil alcançou sua eficiência máxima em torno de 10º, com um aumento significativo do arrasto e a aproximação do estol em ângulos superiores. Comparações com dados teóricos revelaram discrepâncias atribuídas às condições experimentais, destacando a importância de validar modelos teóricos em cenários reais.
This article presents the experimental analysis of the NACA 0018 airfoil, aiming to determine the lift and drag coefficients at various angles of attack. The NACA 0018 airfoil, characterized by its symmetry, was evaluated for aerodynamic performance and behavior under critical conditions, such as the proximity to stall. Stall occurs when the angle of attack exceeds the critical limit, leading to the separation of airflow from the airfoil surface, resulting in a drastic reduction in lift. During the experiments, it was observed that the airfoil achieved maximum efficiency around 10º, with a significant increase in drag and the onset of stall at higher angles. Comparisons with theoretical data revealed discrepancies attributed to experimental conditions, emphasizing the importance of validating theoretical models under real-world scenarios.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27016
Aparece nas Coleções:TCC Engenharia Química

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