Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, investiga como a abordagem Reggio Emilia contribui para as aprendizagens na pré-escola, a partir das orientações presentes nos campos de experiência da BNCC. O objetivo do estudo buscou investigar como a abordagem Reggio Emilia contribui para as aprendizagens relacionadas aos campos de experiência da BNCC na pré-escola. Para fundamentar a pesquisa, foram consultados referenciais teóricos sobre educação, com ênfase na obra de Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem Reggio Emilia. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com questionários aplicados a cinco professoras de educação infantil que utilizam essa abordagem em suas práticas pedagógicas. Através da pesquisa, esse estudo mostrou que a filosofia pedagógica de Reggio Emilia, evidencia que o aprendizado significativo e contextualizado, respeitando o ritmo e a individualidade de cada criança, é capaz de gerar transformações profundas na infância. Assim, a abordagem se confirma como uma contribuição relevante e necessária para a educação infantil contemporânea, proporcionando uma experiência educativa rica, alinhada às orientações presentes na BNCC e às demandas de um mundo em constante mudanças. The present conclusion work of an undergraduate course in Pedagogy investigates how the Reggio Emilia approach contributes to learning in preschool, based on the guidelines present in the BNCC's fields of experience. The objective of the study sought to investigate how the Reggio Emilia approach contributes to learning related to BNCC's fields of experience in preschool. To support the research, theoretical framework on education were consulted, with an emphasis on the work of Loris Malaguzzi, creator of the Reggio Emilia approach. Furthermore, field research was carried out with questionnaires applied to five early childhood education teachers who use this approach in their pedagogical practices. From the research, this study showed that the pedagogical philosophy of Reggio Emilia highlights that meaningful and contextualized learning, respecting the rhythm and individuality of each child is capable of generating profound transformations in childhood. Thus, the approach confirms itself as a relevant and necessary contribution to contemporary early childhood education, providing a rich educational experience, aligned with the guidelines present in the BNCC and the demands of a world in constant change. |