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dc.contributor.advisorFloriano, Cleber de Freitas-
dc.contributor.authorTurra, Matheus-
dc.date.accessioned2025-03-18T16:46:20Z-
dc.date.available2025-03-18T16:46:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27045-
dc.description.abstractA urbanização de espaços envolve cortes e aterros que afetam diretamente a estabilidade dos taludes, especialmente em regiões de alta pluviosidade. Em Porto Alegre, RS onde a média de precipitação anual é de 129,67 mm, a chuva, ao saturar o solo, impacta na coesão, infiltração, erosão e resistência. O Arroio Dilúvio, com 17.605 m de extensão e 12 km canalizados, percorre solos variados, predominantemente de origem granítica e de gnaisses, mas também depósitos aluviais próximos à calha. Essas condições elevam a poro-pressão e reduzem a resistência do solo, contribuindo para a ocorrência de escorregamentos. Estudos prévios, como o TCC de Barbosa (2019), demonstraram que, embora os materiais utilizados tenham resistência ao cisalhamento adequada, houve escorregamentos rotacionais que causaram o colapso. Isso levanta a questão: “As diversas rupturas ao longo do canal são provenientes de instabilidades globais?” O estudo busca responder por meio de pesquisa experimental a causa do colapso, se os modos de ruptura tiveram relação com a resistência ao cisalhamento dos solos na estabilidade global. Os resultados demonstram que as diversas rupturas que ocorreram no Dilúvio não têm relação com instabilidades globais, e sim com problemas de ruptura local.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectESTABILIDADE DE TALUDESpt_BR
dc.subjectMOVIMENTOS DE MASSApt_BR
dc.subjectANÁLISE DE ESTABILIDADEpt_BR
dc.subjectCANAIS URBANOSpt_BR
dc.titleAnálise de estabilidade global do talude do arroio dilúvio através do software Slide 2pt_BR
dc.typeArtigo-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola Politécnica-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/2-
dc.degree.graduationEngenharia Civil-
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