Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27126
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonelli, Sônia Maria de Souza-
dc.contributor.authorHass, Luana-
dc.date.accessioned2025-05-09T19:22:39Z-
dc.date.available2025-05-09T19:22:39Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27126-
dc.description.abstractEsse artigo aborda a importância de compreender os processos de Ensino e Aprendizagem e seus impactos, a partir da percepção de professoras do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola da Rede Privada de Porto Alegre. Destacam-se conceitos sobre os processos de Ensino e Aprendizagem, a construção social da infância, o desenvolvimento infantil e a perspectiva de aprendizagem a partir de conceitos da neurociência. A educação nessa fase inicial é fundamental para o desenvolvimento das crianças, sendo um período crucial para a construção de futuros aprendizados, com isso o estudo explora a importância de aprender e como as metodologias e estratégias abordadas pelos professores influenciam o desenvolvimento dos alunos. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com dados empíricos coletados por meio de um questionário online. Os principais autores utilizados foram Jean Piaget, Lev Vygotsky e Phillippe Áries. A pesquisa realizada, revela que é crucial que os professores possuam uma base teórica sobre o desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem, pois isso permitirá o planejamento de estratégias mais eficazes, respeitosas e que promovam um aprendizado significativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectCONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIApt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.subjectPERSPECTIVA DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA percepção da aprendizagem: processos e impactos nos terceiros e quartos anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Aparece nas Coleções:TCC Pedagogia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_2_LUANA_HASS_TCC.pdfTexto completo225,01 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.