Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/27126
Type: Artigo
Title: A percepção da aprendizagem: processos e impactos nos terceiros e quartos anos do ensino fundamental
Author(s): Hass, Luana
Advisor: Bonelli, Sônia Maria de Souza
Issue Date: 2024
Keywords: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM
Abstract: Esse artigo aborda a importância de compreender os processos de Ensino e Aprendizagem e seus impactos, a partir da percepção de professoras do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola da Rede Privada de Porto Alegre. Destacam-se conceitos sobre os processos de Ensino e Aprendizagem, a construção social da infância, o desenvolvimento infantil e a perspectiva de aprendizagem a partir de conceitos da neurociência. A educação nessa fase inicial é fundamental para o desenvolvimento das crianças, sendo um período crucial para a construção de futuros aprendizados, com isso o estudo explora a importância de aprender e como as metodologias e estratégias abordadas pelos professores influenciam o desenvolvimento dos alunos. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com dados empíricos coletados por meio de um questionário online. Os principais autores utilizados foram Jean Piaget, Lev Vygotsky e Phillippe Áries. A pesquisa realizada, revela que é crucial que os professores possuam uma base teórica sobre o desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem, pois isso permitirá o planejamento de estratégias mais eficazes, respeitosas e que promovam um aprendizado significativo.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27126
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_2_LUANA_HASS_TCC.pdfTexto completo225,01 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.