Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27127
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonelli, Sônia Maria de Souza-
dc.contributor.authorGuimarães, Clara Veras-
dc.date.accessioned2025-05-09T19:29:41Z-
dc.date.available2025-05-09T19:29:41Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27127-
dc.description.abstractO presente trabalho, cuja temática se situa na área da educação infantil, no desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, tem como principal objetivo compreender como o momento da troca de fraldas e o modo como é conduzido influenciam o desenvolvimento infantil, considerando o papel dos educadores nesse processo. Para esse propósito, utilizamos uma abordagem mista, incluindo pesquisa bibliográfica e coleta de dados quantitativos e qualitativos. A análise dos dados, obtidos por meio de formulário eletrônico e revisão bibliográfica, mostrou quais os potenciais pedagógicos significativos desse momento, com impactos diretos no desenvolvimento infantil. Embora o número de participantes tenha sido relativamente significativo, o estudo revelou uma grande lacuna de conhecimento por parte dos respondentes sobre o tema, desde a formação inicial dos docentes. Os resultados destacam a importância de uma abordagem sensível com intencionalidade na troca de fraldas, que valorize o vínculo e o desenvolvimento integral da criança, promovendo habilidades socioemocionais e autonomia desde a primeira infância. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram BoIwby (apud Ramires; Schneider, 2010),Winnicott (apud Marques Silva et al., s.d.) Soares (2017), Falk (2004), Vygotsky ( apud La Taille, 1992) e Piaget (Pott, 2019).pt_BR
dc.description.abstractThis study, focused on the field of early childhood education and the development of infants and toddlers, aims to understand how the diaper-changing routine and its approach influence child development, considering the educators role in this process. To achieve this goal, a mixed-methods approach was employed, combining bibliographic research with the collection of both quantitative and qualitative data. Data analysis, conducted through electronic surveys and literature review, revealed significant pedagogical potentials within this routine, directly impacting child development. Despite the relatively substantial number of participants, the study identified a significant knowledge gap among respondents on this topic, starting from initial teacher training. The results emphasize the importance of a sensitive and intentional approach to diaper changing, fostering bonding and supporting holistic child development, including socioemotional skills and autonomy, from early childhood. The main theorists who provided the foundation for the research were Bowlby (in Ramires; Schneider, 2010), Winnicott (in Marques Silva et al., n.d.), Soares (2017), Falk (2004), Vygotsky (in La Taille, 1992) and Piaget (Pott, 2019).en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.subjectTROCA DE FRALDASpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.subjectPAPEL DOS EDUCADORESpt_BR
dc.subjectPOTENCIAL PEDAGÓGICOpt_BR
dc.subjectEARLY CHILDHOOD EDUCATIONen_US
dc.subjectDIAPER CHANGINGen_US
dc.subjectCHILD DEVELOPMENTen_US
dc.subjectEDUCATORS' ROLEen_US
dc.subjectPEDAGOGICAL POTENTIALen_US
dc.titleEntre fraldas e afetos: compreendendo o papel do educador nas trocas de fraldas e o impacto no desenvolvimento de bebês e crianças pequenaspt_BR
dc.typeArtigo-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Aparece en las colecciones:TCC Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_2_CLARA_VERAS_GUIMARAES_TCC.pdfTexto completo420,27 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.