Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27127
Tipo: Artigo
Título: Entre fraldas e afetos: compreendendo o papel do educador nas trocas de fraldas e o impacto no desenvolvimento de bebês e crianças pequenas
Autor(es): Guimarães, Clara Veras
Orientador: Bonelli, Sônia Maria de Souza
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL
TROCA DE FRALDAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PAPEL DOS EDUCADORES
POTENCIAL PEDAGÓGICO
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
DIAPER CHANGING
CHILD DEVELOPMENT
EDUCATORS' ROLE
PEDAGOGICAL POTENTIAL
Resumo: O presente trabalho, cuja temática se situa na área da educação infantil, no desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, tem como principal objetivo compreender como o momento da troca de fraldas e o modo como é conduzido influenciam o desenvolvimento infantil, considerando o papel dos educadores nesse processo. Para esse propósito, utilizamos uma abordagem mista, incluindo pesquisa bibliográfica e coleta de dados quantitativos e qualitativos. A análise dos dados, obtidos por meio de formulário eletrônico e revisão bibliográfica, mostrou quais os potenciais pedagógicos significativos desse momento, com impactos diretos no desenvolvimento infantil. Embora o número de participantes tenha sido relativamente significativo, o estudo revelou uma grande lacuna de conhecimento por parte dos respondentes sobre o tema, desde a formação inicial dos docentes. Os resultados destacam a importância de uma abordagem sensível com intencionalidade na troca de fraldas, que valorize o vínculo e o desenvolvimento integral da criança, promovendo habilidades socioemocionais e autonomia desde a primeira infância. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram BoIwby (apud Ramires; Schneider, 2010),Winnicott (apud Marques Silva et al., s.d.) Soares (2017), Falk (2004), Vygotsky ( apud La Taille, 1992) e Piaget (Pott, 2019).
This study, focused on the field of early childhood education and the development of infants and toddlers, aims to understand how the diaper-changing routine and its approach influence child development, considering the educators role in this process. To achieve this goal, a mixed-methods approach was employed, combining bibliographic research with the collection of both quantitative and qualitative data. Data analysis, conducted through electronic surveys and literature review, revealed significant pedagogical potentials within this routine, directly impacting child development. Despite the relatively substantial number of participants, the study identified a significant knowledge gap among respondents on this topic, starting from initial teacher training. The results emphasize the importance of a sensitive and intentional approach to diaper changing, fostering bonding and supporting holistic child development, including socioemotional skills and autonomy, from early childhood. The main theorists who provided the foundation for the research were Bowlby (in Ramires; Schneider, 2010), Winnicott (in Marques Silva et al., n.d.), Soares (2017), Falk (2004), Vygotsky (in La Taille, 1992) and Piaget (Pott, 2019).
URI: https://hdl.handle.net/10923/27127
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