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dc.contributor.advisorVaz, Caroline-
dc.contributor.authorBocchese, Júlia Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-05-20T16:52:15Z-
dc.date.available2025-05-20T16:52:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27153-
dc.description.abstractA Doutrina da Proteção Integral reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, e não apenas de necessidades. O artigo 227 da Constituição Federal determina que a família, o Estado e a sociedade assegurem seus direitos fundamentais, especialmente o direito à educação. Diante disso, a FICAI (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente), instituída em Porto Alegre em 1997, surgiu como uma ferramenta integrada entre a Escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público para combater o abandono e a evasão escolar. Esta pesquisa visa analisar a eficácia da FICAI na efetivação do direito à educação, adotando uma metodologia dedutiva, descritiva e exploratória, com abordagem qualiquantitativa, e se baseia em uma revisão bibliográfica e na análise de dados do Mapa da FICAI. Observa-se que a FICAI contribui significativamente para a reintegração escolar, fornecendo relatórios que apoiam políticas públicas direcionadas ao público infanto-juvenil. Conclui-se que a FICAI tem um impacto positivo na sociedade, cumprindo seu propósito essencial de reintegrar alunos à escola, com uma taxa de retorno significativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectDIREITO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectFICAIpt_BR
dc.subjectINFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.titleFICAI e a efetivação do direito à educação: um estudo sobre o combate e a prevenção da evasão escolarpt_BR
dc.typeArtigo-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Direito-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/2-
dc.degree.graduationDireito-
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