Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27162
Tipo: doctoralThesis
Título: A constituição alteritária do sujeito bakhtiniano pela via da linguagem: excedente de visão a partir do diálogo com a psicanálise de Jacques Lacan
Autor(es): Freitas, Mara Rubia Rodrigues
Orientador: Di Fanti, Maria da Glória Corrêa
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2025
Palabras clave: LINGUÍSTICA
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
PSICANÁLISE
DIALOGISMO
DIALÉTICA
Resumen: Comungando com o Círculo de Bakhtin no que tange à construção do sujeito por meio das relações com o outro, gestadas e nutridas no seio das interações discursivas sócio-historicamente marcadas pelo tensionamento entre vozes do singular e do social, vislumbramos a oportunidade de estabelecer uma interlocução entre o legado bakhtiniano e outra área do conhecimento, voltada também à compreensão de uma subjetividade que se constrói pela via da alteridade e da linguagem – a psicanálise de Jacques Lacan. Elegemos como interlocutora a psicanálise lacaniana inspirados principalmente em dois eventos: a tensa recepção do Círculo à psicanálise de Freud tal como era transmitida e praticada pelos seus seguidores (os freudistas) no início do século XX, e a releitura do legado freudiano empreendida por Lacan, que resultou em uma abordagem teórico-clínica cuja singularidade nos soou responsiva a certas inquietações bakhtinianas acerca do sujeito psicanalítico. Como objetivo geral desta pesquisa, propomos empreender um diálogo entre o Círculo e Lacan sobre o processo de constituição alteritária da subjetividade por meio da linguagem, no sentido de analisar em que medida podem contribuir para enriquecer a reflexão bakhtiniana certos construtos teórico-metodológicos lacanianos tais como: o Estádio do Espelho, modelo mediante o qual se formula a instalação do eu no psiquismo humano como instância de autorreferência; o desejo, abordado como falta originária, por meio da qual se instala a subjetividade no universo do simbólico, da linguagem e da alteridade; e o inconsciente, tratado como construto discursivo e, portanto, sujeito à estrutura da linguagem.Para alcançar o objetivo geral, propomos três objetivos específicos: 1) investigar as aproximações e os distanciamentos entre as perspectivas bakhtiniana e lacaniana, principalmente no que se refere aos construtos lacanianos do Estádio do Espelho, do desejo e do inconsciente, bem como quanto à abordagem bakhtiniana sobre a arquitetônica alteritária do sujeito (na triangulação das funções ético-estéticas eu-para-mim, eu-para-o-outro e outro-para-mim), sobre a responsividade constitutiva da linguagem e sobre a consciência como singularidade socioideologicamente construída; 2) analisar de que modo os construtos teórico-metodológicos lacanianos podem ser articulados à abordagem teórico-metodológica bakhtiniana no processo de constituição alteritária da subjetividade por meio da linguagem; 3) prospectar novos ângulos de visão na perspectiva bakhtiniana de constituição da subjetividade, a partir do diálogo com a psicanálise lacaniana. Para dar curso a este empreendimento, adotamos um viés dialético-dialógico em nossos procedimentos metodológicos, os quais consistem em quatro etapas: 1) revisão bibliográfica de um recorte do arcabouço bakhtiniano que permita mobilizar noções tais como: ser-evento e ser-em-devir, eu-para-mim, eu-para-o-outro, outro-para-mim, supradestinatário ou terceiro outro, responsividade, dialogismo, signo ideológico, acento de valor, enunciado e gênero discursivo; 2) revisão bibliográfica de um recorte do arcabouço lacaniano que permita mobilizar construtos teórico-metodológicos tais como sujeito, eu, outro, grande Outro, linguagem, registros Simbólico, Imaginário e Real, Estádio do Espelho, significante, desejo, demanda e inconsciente;.3) análise de pontos de aproximação e distanciamento entre os recortes teórico-metodológicos bakhtiniano e lacaniano no que diz respeito ao processo de constituição alteritária da subjetividade; 4) formulação de novos ângulos de visão na abordagem bakhtiniana da constituição da subjetividade, a partir do excedente de visão decorrente da análise das aproximações e dos distanciamentos com a perspectiva lacaniana. Considerando o excedente de visão construído ao longo deste percurso investigatório, entendemos que o diálogo entre o Círculo de Bakhtin e Jacques Lacan pode contribuir para a observação do potencial heurístico dos estudos bakhtinianos na medida em que enriquece a abordagem do processo de constituição alteritária da subjetividade, inserindo três ângulos de contemplação que, sem ferir a especificidade bakhtiniana, acolhem os construtos teórico-metodológicos lacanianos: a arquitetônica do sujeito ético bakhtiniano perspectivada pela instauração do eu na psique, formulada no Estádio do Espelho lacaniano; a responsividade bakhtiniana perspectivada pelo circuito desejo-demanda lacaniano, como a inelutável falta-a-simbolizar que estrutura a linguagem, a alteridade e a subjetividade; a subjetividade bakhtiniana perspectivada por uma matriz sociodiscursiva que estrutura tanto a consciência individual, como uma (jamais concluída) construção ético-estético-narrativa das relações eu-outro-terceiro outro, quanto o inconsciente, como o capítulo censurado dessa narrativa, mas que retorna sob a forma de evocações, de atualizações da tensão dialógica como a voz da alteridade.
Communing with the Circle of Bakhtin regarding the construction of the subject through relationships with the other, pregnant and nurtured within socio-historically marked discursive interactions characterized by the tension among singular and social voices, we glimpse the opportunity to establish a dialogue between the bakhtinian legacy and another field of knowledge, also focused on understanding a subjectivity that is constructed through otherness and language – the psychoanalysis of Jacques Lacan. We chose lacanian psychoanalysis as an interlocutor, inspired mainly by two events: the Circle's tense reception of Freud's psychoanalysis as it was transmitted and practiced by his followers (the freudists) at the beginning of the twentieth century, and the rereading of the freudian legacy undertaken by Lacan, which resulted in a theoretical-clinical approach whose singularity sounded responsive to some bakhtinian concerns about the psychoanalytic subject. The objective of this research is to undertake a dialogue between the Circle and Lacan about the constitution process of subjectivity through otherness and language, in order to analyze how some lacanian theoretical-methodological constructs can contribute to enrich Circle of Bakhtin's reflection, such as: the Lacan Mirror Stage, a model that approaches the installation of the self in the human psyche as an instance of self-reference; the desire, approached as an founding lack, through which subjectivity is installed in the symbolic universe, in language and otherness; and the unconscious, approached as a discursive construct and, therefore, submitted to language structure. To achieve the general objective, we propose three specific objectives:.1) to investigate the approximations and distances between the bakhtinian and lacanian approaches, especially regarding to the Lacan Mirror Stage, the desire and the unconscious, as well as the bakhtinian approach to the alteritarian architecture of the subject (in the triangulation of the ethical-aesthetic functions I-for-me, I-for-the-other and other-for-me), on the constitutive responsiveness of language and on consciousness as a socio-ideologically constructed singularity; 2) to analyze how the lacanian theoretical-methodological constructions can be articulated with the bakhtinian theoretical-methodological approach about the constitution process of subjectivity through otherness and language; 3) prospect new angles of vision in the bakhtinian approach about constitution of subjectivity, based on the dialogue with lacanian psychoanalysis. To achieve the objectives, we adopted a dialectical-dialogical methodology, which consists of four stages: 1) bibliographic review of an excerpt from the bakhtinian framework in order to mobilize notions such as: being-event and being-in-becoming, I-for-me, I-for-the-other, other-for-me, third other, responsiveness, dialogism, ideological sign, value accent, utterance and speech genre; 2) bibliographic review of an excerpt from the lacanian framework in order to mobilize theoretical-methodological constructs such as subject, self, small other, big Other, language, Symbolic, Imaginary and Real registers, Mirror Stage, significant, desire, demand and unconscious; 3) analysis of points of approximation and distancing between the bakhtinian and lacanian theoretical-methodological approaches with regard to the process of alteritarian constitution of subjectivity;.4) formulation of new angles of vision in the bakhtinian approach about the constitution of subjectivity, based on the surplus of vision resulting from the analysis of approximations and distancing with the lacanian perspective. Considering the surplus of vision constructed along this investigative journey, we understand that the dialogue between Circle of Bakhtin and Jacques Lacan can contribute to the observation of the heuristic potential of bakhtinian studies as it enriches the approach to the process of alteritarian constitution of subjectivity, introducing three angles of contemplation that, observing bakhtinian specificity, can welcome the lacanian theoretical-methodological constructs: the architecture of the Bakhtinian ethical subject viewed through the establishment of the self in the psyche, formulated in the Lacanian Mirror Stage; bakhtinian responsiveness viewed through the lacanian desire-demand circuit, as the ineluctable lack-to-symbolize that structures language, alterity, and subjectivity; bakhtinian subjectivity put into perspective by a socio-discursive matrix that structures both the individual consciousness, as an (never completed) ethical-aesthetic-narrative construction of the I-other-third other relations, and the unconscious, as the censored chapter of this narrative, but which returns in the form of evocations, of updates of the dialogical tension as the voice of alterity.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27162
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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