Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27165
Tipo: masterThesis
Título: Jornalismo na era da IA: limites e possibilidades da inteligência artificial generativa em veículos jornalísticos
Autor(es): Faleiro, Felipe Reis
Orientador: Pase, André Fagundes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2025
Palabras clave: JORNALISMO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: Esta dissertação investiga como a inteligência artificial generativa textual é utilizada em dois produtos de Comunicação jornalísticos, ambos atuantes no meio digital: o brasileiro Nuclito e o norte-americano Realtime, especialmente na criação de conteúdos noticiosos, além do impacto disto para os usuários. Aborda ainda questões de mercado, regulação no Brasil e no exterior e a trajetória histórica da IA até os dias atuais. Como estratégias metodológicas, são usados o estudo de caso qualitativo com análise comparativa, abordado por autores como Yin (2005), Lakatos e Marconi (2017) e Prodanov e Freitas (2013), bem como o estudo de caso coletivo, de Stake (1995). Conclui que cada veículo possui sua própria estratégia, mas ambos monitoram questões como alucinações, possíveis vieses e precisão nos resultados.
This dissertation investigates how textual generative artificial intelligence is used in two journalistic communication products, both operating in the digital environment: the Brazilian Nuclito and the North American Realtime, especially in the creation of news content, in addition to its the impact on users. Market issues, regulation in Brazil and abroad, and the historical trajectory of AI to the present day are also addressed. Regarding methodological strategies, qualitative case studies with comparative analyses are used, such as ones authored by Yin (2005), Lakatos and Marconi (2017), and Prodanov and Freitas (2013), as well as the collective case study by Stake (1995). It is concluded that each product has its own strategy, but both monitor issues such as hallucinations, possible biases, and accuracy in results.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27165
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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