Resumo: | A dissertação aborda, a partir do Magistério do Papa Francisco, a fraternidade universal ao mesmo tempo como horizonte e caminho de superação da violência. Na Laudato Si’, na Fratelli Tutti e na Evangelii Gaudium, o Pontífice, sensível aos sinais dos tempos, elenca as manifestações de violência contra a Casa Comum, a Sociedade e, inclusive, a Igreja. Segundo o Papa, as manifestações de violências desdobram-se a partir de dois paradigmas: o antropocentrismo e a tecnocracia. Para a superação do fenômeno da violência, identificado pelo Pontífice, recorre-se a uma justificativa teórica na Sagrada Escritura que serve de inspiração. Trata-se do caminho bíblico para resgatar a fraternidade: de Caim a Jesus. Por fim, segundo Francisco, a partir dos documentos Laudato Si’, Fratelli Tutti e Evangelii Gaudium, a fraternidade universal é possível, mas desafia a humanidade a comprometer-se com a fraternidade criatural, com a fraternidade entre as religiões e a fraternidade na e da Igreja. The dissertation examines, based on the Magisterium of Pope Francis, universal fraternity at the same time as a horizon and as a means of overcoming violence. In Laudato Si, in Fratelli Tutti and in Evangelii Gaudium, the Pontiff, sensitive to signs of the times, outlines the expressions of violence against the Common Home, Society, and including, the Church. According to the Pope, the manifestations of violence arise from two paradigms: the anthropocentrism and the technocracy. In order to overcome the phenomenon of violence, as identified by the Pope, it appeals to a theorical justification in the Holy Scriptures which serves as inspiration. This is the biblical path to restoring fraternity: From Cain to Jesus. Finally, according to Francis, based on the documents Laudato Si’, Fratelli Tutti and Evangelii Gaudium, universal fraternity is possible, but it challenges the humanity to commit to creaturely fraternity, interreligious fraternity and fraternity in and from the Church. |