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dc.contributor.advisorSöhngen, Clarice Beatriz da Costa
dc.contributor.authorCosta, Catarina Almeida Santos
dc.date.accessioned2025-06-14T12:02:39Z-
dc.date.available2025-06-14T12:02:39Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27189-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal investigar se a “ideologia de gênero” é utilizada como discurso de ódio e/ou violência simbólica em projetos de lei que restringiam a educação básica e tramitaram na Câmara dos Deputados em 2024. A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo, a fim de analisar não somente o que está explicitamente declarado nos projetos, mas também o que está latente. Parece ser inerente ao movimento contrário a uma suposta “ideologia de gênero” utilizar um teor moralista cristão para justificar suas ações. Se os projetos de lei reproduzem essa lógica, possivelmente conflitam com a laicidade, bem como podem ser expressões de violência simbólica e/ou discurso de ódio. Isso posto, no primeiro capítulo investigamos o que é a “ideologia de gênero”, desde o surgimento do sintagma até seus atuais pilares principais. No segundo capítulo aprofundamos o que é discurso de ódio e o que é violência simbólica. No terceiro capítulo aplicamos a metodologia escolhida nos projetos de lei coletados conforme o objetivo principal.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to investigate whether “gender ideology” is used as hate speech and/or symbolic violence in bills that restricted basic education and were processed in the Chamber of Deputies in 2024. The methodology used is Content Analysis, in order to analyze not only what is explicitly stated in the bills, but also what is latent. It seems to be inherent in the movement against a supposed “gender ideology” to use a Christian moralistic content to justify its actions. If the bills reproduce this logic, they possibly conflict with secularism, as well as being expressions of symbolic violence and/or hate speech. To this end, in the first chapter we investigate what “gender ideology” is, from the emergence of the term to its current main pillars. In the second chapter we delve deeper into what hate speech and symbolic violence are. In the third chapter we apply the chosen methodology to the bills collected according to the main objective.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPROJETOS DE LEI - BRASIL - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNEROpt_BR
dc.subjectDISCURSO DE ÓDIOpt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleViolência no ensino básico: a “ideologia de gênero” como discurso de ódio e violência simbólica em projetos de lei tramitados na câmara dos deputados em 2024pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Direitopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Criminaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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