Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27193
Tipo: masterThesis
Título: Literatura digital: narrativas experimentais
Autor(es): Schlickmann, Henrique
Orientador: Bueno, Bernardo José de Moraes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: LITERATURA DIGITAL
TECNOLOGIA
LINGUAGEM - ESTRUTURA
ESCRITA CRIATIVA
Resumen: Esta pesquisa investiga a relação entre tecnologias digitais e a criação literária, com foco em narrativas experimentais e poesia eletrônica. Partindo de uma base teórica da literatura, o trabalho analisa como ferramentas como modelos generativos, cadeias de Markov e páginas web em HTML quando utilizados na criação literária, interferem na relação entre autor, leitor e texto, mobilizando questionamentos novos sobre autoria e processo criativo. Práticas como da "escrita descriativa", de Kenneth Goldsmith (2011), são exploradas; trata-se de uma abordagem que enfatiza a apropriação e reorganização de textos existentes sem a escrita de novos. A influência de movimentos literários como OuLiPo é destacada, mostrando como restrições formais a criação literária, se aproximam de uma lógica de algoritmo, conforme argumenta Ed Finn (2017). O estudo tem um foco em experimentações práticas, desde textos que exploram a estética de máquina e temas digitais, até páginas web interativas com geradores de texto. A produção desses experimentos evidenciou as limitações técnicas para a criação de obras digitais e a necessidade de ferramentas mais acessíveis para a produção dessas obras. Por fim, conclui-se que a literatura digital provoca novas formas de texto literário, podendo ampliar as relações autor, texto, leitor em relação as narrativas tradicionais e impressas, além de propor novas relações humano-máquina, para além de atividades automatizada de fim prático, convidando a um olhar criativo para a tecnologia. A literatura digital é um recorte de estudos emergente e interdisciplinar, onde conceitos e técnicas da computação e literatura são tecidos para produção de novas obras.
This research investigates the relationship between digital technologies and literary creation, focusing on experimental narratives and electronic poetry. Based on a theoretical framework from literature, the study analyzes how tools such as generative models, Markov chains, and HTML web pages, when used in literary creation, affect the relationship between author, reader, and text, raising new questions about authorship and the creative process. Practices such as Kenneth Goldsmith's "uncreative writing" (2011) are explored—an approach that emphasizes the appropriation and reorganization of existing texts without producing new writing. The influence of literary movements like OuLiPo is highlighted, showing how formal constraints in literary creation align with an algorithmic logic, as argued by Ed Finn (2017). The study emphasizes practical experimentation, ranging from texts that explore machine aesthetics and digital themes to interactive web pages with text generators. The production of these experiments revealed technical limitations in creating digital works and the need for more accessible tools to produce them. Ultimately, the study concludes that digital literature fosters new forms of literary text, potentially expanding the author-text-reader relationship compared to traditional printed narratives. It also proposes new human-machine relationships, moving beyond automated activities with practical ends and inviting a creative perspective on technology. Digital literature is an emerging and interdisciplinary field of study where concepts and techniques from computing and literature are interwoven to produce new works.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27193
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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