DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Fernanda Bittencourt | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Amanda Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2025-06-24T12:03:09Z | - |
dc.date.available | 2025-06-24T12:03:09Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/27197 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo compreender como a pedagogia Mbyá Guarani opera na transmissão de conhecimentos, com foco nos saberes não escolares relacionados ao Nhanderko (Bem Viver Guarani). Buscou-se descrever os espaços e os lugares significativos para essa formação, além de analisar de que forma a educação Guarani atravessa a educação escolar e como esta, por sua vez, influencia a educação Guarani. A metodologia adotada foi a etnografia, vivida por meio de visitas sistemáticas à comunidade, manutenção de diário de campo e participação em atividades a convite dos Mbyá. Como resultado, observou-se que a pedagogia Mbyá Guarani se constitui por meio de artefatos culturais que sustentam e fortalecem sua identidade, como o território, a resistência ao uso da língua do colonizador e o modo de cuidar das infâncias. Constatou-se ainda que os Mbyá Guarani administram estrategicamente seus espaços de luta também dentro da escola, promovendo transformações nessa instituição à medida que dela se apropriam. | pt_BR |
dc.description.abstract | | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | INDÍGENAS - ENSINO | pt_BR |
dc.subject | INDÍGENAS - CULTURA | pt_BR |
dc.subject | GUARANI - ENSINO | pt_BR |
dc.subject | APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Palavras de um futuro Karaí: uma etnografia sobre a pedagogia Mbyá Guarani | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
|