Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27197
Tipo: masterThesis
Título: Palavras de um futuro Karaí: uma etnografia sobre a pedagogia Mbyá Guarani
Autor(es): Rodrigues, Amanda Mendonça
Orientador: Ribeiro, Fernanda Bittencourt
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2025
Palavras-chave: INDÍGENAS - ENSINO
INDÍGENAS - CULTURA
GUARANI - ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo compreender como a pedagogia Mbyá Guarani opera na transmissão de conhecimentos, com foco nos saberes não escolares relacionados ao Nhanderko (Bem Viver Guarani). Buscou-se descrever os espaços e os lugares significativos para essa formação, além de analisar de que forma a educação Guarani atravessa a educação escolar e como esta, por sua vez, influencia a educação Guarani. A metodologia adotada foi a etnografia, vivida por meio de visitas sistemáticas à comunidade, manutenção de diário de campo e participação em atividades a convite dos Mbyá. Como resultado, observou-se que a pedagogia Mbyá Guarani se constitui por meio de artefatos culturais que sustentam e fortalecem sua identidade, como o território, a resistência ao uso da língua do colonizador e o modo de cuidar das infâncias. Constatou-se ainda que os Mbyá Guarani administram estrategicamente seus espaços de luta também dentro da escola, promovendo transformações nessa instituição à medida que dela se apropriam.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27197
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