Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento:
https://hdl.handle.net/10923/27197
Tipo: | masterThesis |
Título: | Palavras de um futuro Karaí: uma etnografia sobre a pedagogia Mbyá Guarani |
Autor(es): | Rodrigues, Amanda Mendonça |
Orientador: | Ribeiro, Fernanda Bittencourt |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Data de Publicação: | 2025 |
Palavras-chave: | INDÍGENAS - ENSINO INDÍGENAS - CULTURA GUARANI - ENSINO APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo compreender como a pedagogia Mbyá Guarani opera na transmissão de conhecimentos, com foco nos saberes não escolares relacionados ao Nhanderko (Bem Viver Guarani). Buscou-se descrever os espaços e os lugares significativos para essa formação, além de analisar de que forma a educação Guarani atravessa a educação escolar e como esta, por sua vez, influencia a educação Guarani. A metodologia adotada foi a etnografia, vivida por meio de visitas sistemáticas à comunidade, manutenção de diário de campo e participação em atividades a convite dos Mbyá. Como resultado, observou-se que a pedagogia Mbyá Guarani se constitui por meio de artefatos culturais que sustentam e fortalecem sua identidade, como o território, a resistência ao uso da língua do colonizador e o modo de cuidar das infâncias. Constatou-se ainda que os Mbyá Guarani administram estrategicamente seus espaços de luta também dentro da escola, promovendo transformações nessa instituição à medida que dela se apropriam.
|
URI: | https://hdl.handle.net/10923/27197 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|
Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.