Abstract: | A presente dissertação investiga a representação das trabalhadoras domésticas nos campos da literatura, pela análise da obra Solitária, de Eliana Alves Cruz (2022), e do direito do trabalho, buscando compreendê-la na realidade social brasileira, especialmente quanto ao estreitamento que ocorre em suas vidas. A pesquisa reproduz a evolução jurídica do trabalho doméstico no Brasil até o advento da esperada Lei nº 150 de 2015 que visa significativa proteção legal à categoria das trabalhadoras domésticas, amplamente abandonada no decorrer dos anos. Alicerçado em parâmetros concedidos pelo DIEESE e pelo IBGE, o presente trabalho demonstra a preponderância de mulheres negras nas vagas ocupadas de trabalho doméstico. Tal informação demanda estudo acerca da crítica feminista sobre o trabalho doméstico e, principalmente o estudo do movimento feminista negro sobre a temática. A pesquisa fundamenta-se, entre outros, nos textos das autoras Lélia Gonzalez (2020), Cida Bento (2022), Juliana Teixeira (2021) e Sueli Carneiro (2011) que produzem conhecimentos acerca das inegáveis intersecções entre os conceitos de racismo, machismo e opressão de classe para a perpetuação da invisibilização das trabalhadoras em empregos domésticos. O estudo também analisa os espaços de desigualdade social e opressão que estruturam as relações de trabalho doméstico, destacando suas raízes históricas, principalmente alicerçadas no escravismo que perdurou no Brasil. A dissertação analisa e confirma que a literatura brasileira contemporânea, simbolizada pela obra Solitária, de Eliana Alves Cruz (2022), não se omite do cenário verificado, pelo contrário, ela desempenha importante papel questionador, que atua como instrumento eficaz de denúncia e de reflexão sobre as condições de trabalho e as limitações de vida a que as trabalhadoras domésticas são submetidas.Os conceitos jurídicos abordados e o estudo interseccional feminista são corroborados na narrativa estudada, evidenciando o espectro de desvalorização e apagamento das vidas operárias. This dissertation investigates the representation of domestic workers in the fields of literature, through the analysis of the work Solitária, by Eliana Alves Cruz (2022), and labor law, seeking to understand it in the Brazilian social reality, especially regarding the narrowing that occurs in their lives. The research reproduces the legal evolution of domestic work in Brazil until the advent of the long-awaited Law No. 150 of 2015, which aims to provide significant legal protection for the class of domestic workers, largely abandoned over the years. Based on parameters granted by DIEESE and IBGE, the present work demonstrates the preponderance of black women in domestic work positions. Such information demands a study of the feminist critique of domestic work and, mainly, the study of the black feminist movement on the subject. The research is based, among others, on the texts of the authors Lélia Gonzalez (2020), Cida Bento (2022), Juliana Teixeira (2021) and Sueli Carneiro (2011) who produce knowledge about the undeniable intersections between the concepts of racism, sexism and class oppression for the perpetuation of the invisibilization of workers in domestic jobs. The study also analyzes the spaces of social inequality and oppression that structure domestic work relations, highlighting their historical roots, mainly based on the slavery that persisted in Brazil. The dissertation analyzes and confirms that contemporary Brazilian literature, symbolized by the work Solitária, by Eliana Alves Cruz (2022), does not omit itself from the verified scenario, on the contrary, it plays an important questioning role, which acts as an effective instrument for denunciation and reflection on the working conditions and limitations in life to which domestic workers are subjected.The addressed legal concepts and the intersectional feminist study are corroborated in the narrative studied, highlighting the spectrum of devaluation and erasure of workers' lives. |