Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2742
Tipo: masterThesis
Título: Prática docente de profissionais-formadores em cursos de educação continuada de professores: uma experiência de ação-reflexão
Autor(es): Abianna, Izabel Christina Brum
Orientador: Grillo, Marlene Correro
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
PESQUISA EDUCACIONAL
Resumo: A presente investigação visou qualificar a prática docente de profissionais-formadores com formação específica em diferentes áreas, que atuam em cursos de formação continuada de educadores da Educação Infantil, promovendo a revisão da proposta curricular desses cursos. O estudo foi realizado no Centro Pedagógico de Qualificação Profissional Corujinha Sapeca, em Porto Alegre. Caracterizou-se como uma Pesquisa- Ação desenvolvida por meio de Seminários Reflexivos e de grupos de estudo, com a participação de profissionais-formadores dessa instituição. Os dados coletados, a partir de manifestações, e-mails e registros escritos foram submetidos à análise textual, numa perspectiva descritiva interpretativa e constituíram o corpus empírico desse estudo. De tal estudo resultaram contribuições significativas para a instituição. O grupo participante considera que os resultados geraram a construção de um conhecimento profissional docente, específico para formação continuada de professores e orientaram a reformulação do currículo e das metodologias empregadas. Os referenciais teóricos, orientadores dessa investigação, evidenciam a crença na pesquisa como base de produção de conhecimento, a partir da prática reflexivo-crítica.
The current study aimed at improving the teaching practices of teacher trainners with majors in various areas, who work in Continuing Education Courses for Educators of the Nursery Education, by promoting a revision in the Curriculum of these courses. The study was carried out at the Centro Pedagogico de Qualificação Profissional Corujinha Sapeca in Porto Alegre. It featured an Action- Research, through seminars and study groups formed by professionals of that institution. The data collected in these sessions were first submitted to a descriptive interpretative textual analysis and later on consituted the Corpus for this study. The participants in the study ragard its results as highly significant for the intitution , also pointing out that it not only generated the construction of specific professional teaching knowledge for teacher continuing education but also guidelined both the the curriculum reform and the metodologies employed. The theoretical background brough up from this study highlihts the belief in the research as the underpinning for knowledge production, having the reflexive critic practice as a starting point.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2742
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000410902-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,31 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.