Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2821
Tipo: masterThesis
Título: Formação do professor especialista: um desafio pedagógico?
Autor(es): Granville, Cristiane Diello
Orientador: Engers, Maria Emilia Amaral
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
MEDIAÇÃO
PEDAGOGIA
Resumo: This research aimed in investigating how the teachers’ performance inside the classroom, in the place of a learning mediator, was influenced by their formation, their life experience, and their personal profile. In order to achieve the results, objectives were proposed, such as analyzing the personal and professional path of the specialized teachers, who teach 5th to 8th grade from Middle School and High School. The participants were recommended by the students, as the educators who make more or less difference in their learning. There was wanted to know how this difference is reflected on their life experience, their creeds, their profile, their conceptions and their formation, and how these factors interfere in their pedagogical practice. The investigation was characterized as having a case study’s approach connected to qualitative paradigm. The fundamental theoretical reference is based on Feuerstein, Dewey, Schön, Nóvoa and Tavares. This made possible the reflection about the importance of mediation, resilience, and reflexive formation in the docent development, analyzing the deep indissociable relationship between the person and the professional. There was used a closed questionnaire, observations and semi-structured interview, subjected to the analysis of content (Engers 1987). The results revealed that the more the docents show themselves as complete personally developed people, the better their students perceive a pedagogical practice that touches positively their learning. According to the results showed by the data analysis and the theoretical support developed in the thesis, it is evident that the resilience and the reflexive formation can be composed as effective tools on teachers’ formation. These factors, when taken into consideration, can result in specialized teachers who are more committed to the pedagogical processes, and who reveal characteristics of learning effective mediators. This research’s contribution, by the comprehension and interpretation of its results, emphasizes the importance of continuing formation programs that seek for developing teachers in their professional and personal dimensions, with competence and technical, pedagogical and humane skills.
Esta pesquisa buscou investigar como a atuação do professor em sala de aula, na qualidade de mediador da aprendizagem, foi influenciada pela sua formação, sua história de vida e seu perfil pessoal. Para tanto propôs como objetivo analisar o percurso pessoal e profissional dos professores especialistas, que atuam de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os participantes foram indicados pelos alunos como os educadores que fazem maior ou menor diferença em sua aprendizagem. Desejou saber como essa diferença é constituída a partir de suas vivências, suas crenças, seu perfil, suas concepções e sua formação e como esses fatores interferem nas práticas pedagógicas. A investigação caracterizou-se como por uma abordagem de estudo de caso vinculado ao paradigma qualitativo. O referencial teórico fundamental está ancorado em Feuerstein, Dewey, Schön, Nóvoa e Tavares. Esse possibilitou refletir sobre a importância da mediação, da resiliência e da formação reflexiva no desenvolvimento docente, analisando a profunda relação indissociável da pessoa e do profissional. Utilizou-se de questionário fechado, observações e entrevista semi-estruturada, submetida à análise de conteúdo (Engers, 1987). Os resultados revelaram que quanto mais os docentes apresentam-se desenvolvidos pessoalmente de forma integral, melhor seus alunos percebem uma prática pedagógica que marca positivamente sua vida escolar. De acordo com os resultados evidenciados pela análise de dados e pelo aporte teórico desenvolvido na dissertação, fica evidente que a resiliência e a formação reflexiva podem constituir-se em ferramentas eficazes na formação de professores. Esses fatores, quando considerados, podem resultar em especialistas mais comprometidos com os processos pedagógicos e que revelam características de mediadores eficazes da aprendizagem.A contribuição dessa pesquisa, pela compreensão e interpretação de seus resultados, enfatiza a importância de programas de formação continuada que busquem desenvolver professores em suas dimensões pessoais e profissionais, com competências e habilidades técnicas, pedagógicas e humanas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2821
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000410835-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo913,77 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.