Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2828
Tipo: doctoralThesis
Título: Deslugarização: a provisoriedade das conversações na singularidade dos fios
Autor(es): Souza, Dóris Helena de
Orientador: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Resumen: O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que até 2006 habilitava-as para a docência de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as práticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experiência de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve relações que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experiência é um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugarização com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho é marcado pelo diálogo com teóricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc Àuge e outros que se referem às relações de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teorizações, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material empírico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em relação à prática docente e as cartas pedagógicas. Todos eles parte integrante dos Relatórios Finais de estágio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrapõe-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta é a diferença que o movimento de deslugarização busca tornar diferente.
This research presents the result of a four-year investigation among students/teachers of an Education course, which until 2006 qualified them to teach the initial years of school, Ensino Fundamental. The study analyzes these students/teachers practices in order to understand the experience of being-a-teacher-while-still-being-a-student implies relations that sometimes capture, sometimes free the ones who have this experience, once this experience is a permanent movement of come to be, thesis of this research. This thesis relates the out-of-place (deslugarização) movement to the practice of telling about yourself and about the other in different ways. The dialogue with theoreticals as Foucault, Certeau, Bhabha, Marc Àuge among others who refer to friendship relations within the teaching and learning process, is a characteristic of this research. Along with these theories, the possibility of being-a-teacher-while-still-being-a-student is discussed based on the elements that have composed the empirical material analyzed: life memories, expectations towards the teaching practice, and the pedagogical letters. All of them part of the teaching training Final Reports. Being a teacher while still being a student counterpoints, in this research, a teacher being a student, as this is the difference that the out-of-place (deslugarização) movement proposes to change.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2828
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000390172-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo763,98 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.