Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2829
Tipo: masterThesis
Título: A avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais: entre a teoria e a prática docente
Autor(es): Mariante, Antonieta Beatriz
Orientador: Morosini, Marília Costa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO SOCIAL
POLÍTICA EDUCACIONAL
ENSINO - AVALIAÇÃO
APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃO
Resumo: A presente dissertação analisa o processo de avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclusão acadêmica. Com tal propósito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedagógico voltado para ações avaliativas inclusivas nos espaços educativos, este trabalho se organiza em quatro capítulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos através do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo capítulo aborda marcos normativos legais referentes à diversidade e à inclusão e as políticas de inclusão do Governo Federal e do Centro Universitário Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O capítulo três entrelaça paradigmas de avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão com as concepções advindas da prática exercida na realidade investigada, que é exposta na análise dos dados através das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no capítulo quarto, são apresentadas algumas idéias conclusivas que propõem possibilidades e desafios à reflexão de quem, comprometido com o processo de educação inclusiva, também se compromete com a inclusão social.
This dissertation examines the process of evaluation of students in higher education learning with special educational needs (NEEs), in the persuit of academic inclusion. In this regard, and based on authors who share with a pedagogic face-to returned for evaluative inclusive actions in educational areas, this work is organized in four chapters. The first shows the path travelled through the use of case study methodology within qualitative paradigm. The second chapter discusses legal normative marks relating to diversity and inclusion of Federal Government and Methodist Academical Center, of Porto Alegre Institute of the Methodist Church, where the research was accomplished. Chapter three interlaces paradigms of learning evaluation in view of inclusion with the concepts emerging from practice exercised in fact investigated, wich is exposed in the analysis of data through the NEEs students speeches and teachers interviewees. At least, the fourth chapter, some conclusive ideas are present that propose possibilities and challenges to the reflection of who, committed with the process of inclusive education, also commits with the social inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2829
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