Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2885
Tipo: masterThesis
Título: Políticas públicas de formação continuada de docentes: dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul
Autor(es): Fröhlich, Marcelo Augusto
Orientador: Castro, Marta Luz Sisson de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
Resumen: Políticas públicas de formação continuada de docentes: dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul é uma investigação que se debruçou sobre duas realidades de redes municipais de ensino, Campo Bom e Igrejinha, para investigar como os dirigentes municipais de educação preveem a formação continuada de professores nas definições das políticas públicas de suas redes, e de que forma essas políticas públicas são construídas com a participação dos professores. A pesquisa apoiou-se no paradigma construtivista e desenvolveu suas considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das seguintes categorias: políticas públicas – gestão democrática – formação continuada de professores – qualidade da educação e participação docente. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas semi-estruturadas, além de questionário fechado, aliado à análise documental, em processo de diálogo com autores como Saviani, Paro, Imbernón, Tardiff, Castro, entre outros. Observou-se que em ambas as redes não há uma política específica sobre formação de professores expressa em documento, apesar de reconhecerem a importância da formação continuada para a obtenção de uma educação de qualidade. A gestão tende a assumir uma postura verticalizada à medida que o gestor está mais tempo na função. Os professores ainda silenciam perante a possibilidade de participação e de contribuição com uma proposta de formação continuada, seja por motivos históricos de não-autoria, por uma gestão de caráter menos dialógico, ou mesmo porque o foco do trabalho está em outra discussão, como a remuneração profissional e o plano de carreira do magistério.
Public policies for continuous training of teachers: the legal framework to the reality of two municipal education systems of Rio Grande do Sul is an investigation that has focused on two realities of municipal education systems, Campo Bom and Igrejinha, to investigate how the local municipal leaders of education perceive the continuing training of teachers in the definition of public policies on their districts, and how those policies are built with the participation of teachers. The research was based on a constructivist paradigm and developed its considerations from a content analysis, gravitating around the following categories: public policy – democratic governance – continues training of teachers – quality education and faculty involvement. This analysis was based on data obtained from semi-structured interviews, close-ended questionnaire, as well as a documented analysis, in the process of dialogue with authors such as Saviani, Paro, Imbernón, Tardiff, Castro, among others. Even though there has been observed that in both educational systems there is no specific policy on continuing teacher education, the importance of such policy to obtain a quality education was acknowledged. The management tends to assume a more hierarchical position the longer the manager stays in his/her function. Teachers still remain silent to the possibility of participation and contribution to a proposal for a continuing education, either for historical reasons of non-authorship, or by not being used to a culture of dialogue, or even because the focus of the work has different concerns, such as benefits and professional career plans.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2885
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000422045-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,5 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.