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Tipo: masterThesis
Título: Espiritualidade e inteireza do ser: um processo de autoformação na investigação científica
Autor(es): Varella, Clarita Eveline Moraes
Orientador: Portal, Leda Lisia Franciosi
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESQUISAS CIENTÍFICAS
PESQUISADORES
ESPIRITUALIDADE
Resumen: Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar, nas narrativas de histórias de vida dos sujeitos entrevistados, relatos que, pela força de significação, foram incorporados como experiências formadoras, sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias pesquisas científicas, dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é, e se suas experiências fundadoras hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese, estruturadas a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa abordagem qualitativa, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados, submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007), tendo respaldo teórico na abordagem biográfica de formação de Josso (2004).Sua teorização implicou interlocução empírica e teórica, e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados, emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem é na investigação científica, respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: - Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica.
For the development of this research a general aim was determinate to identify the formative experiences of master and doctors who developed the search under the soul and Spiritual Dimension of Being in a post-graduation Program in Education, Faculty of Education of the Catholic University Rio Grande do Sul (PUCRS). Specific objectives were listed as: a) identify, in the narratives of life stories of the subjects interviewed, reports that, by virtue of meaning, were incorporated as training experiences, from the perspective of learning, b) to analyze how the experience was educational for the training process of the intervieweers c) examine how the experience was unveiled in forming its own scientific research, dissertations and thesis. The guiding questions of the research were proposed with the intention to understand the individual and subjective process of self-researcher approaching the subject of who is, and if their experiences founding holograms the course of their studies. The selection of five (5) subject to search was intentional criterion: (4) and dissertations (1) thesis, structured from the studies of the Research Group - Education for the whole: a (re) discover themselves. A qualitative approach, the interview was the semi-data collection instrument, subjected to textual analysis discursive by Moraes (2007), and theoretical support in the biographical approach of training Josso (2004).His theory implied interlocution empirical and theoretical, and up to understandings of the researcher and researched, emerging from the study follows - The action brings the intrinsically aware of the potential of experience founding subjective process to bring the subject of who is in scientific research, responding the problem that the search itself investigate: - How to experience training of teachers and doctors are unveiling in scientific research.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2908
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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