Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2968
Type: masterThesis
Title: Professores de matemática: trajetória docente e história de vida entrelaçadas
Author(s): Broi, Marisônia Pederiva da
Advisor: Lima, Valderez Marina do Rosário
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2010
Keywords: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Abstract: A investigação da trajetória de professores de Matemática busca compreender as características positivas pessoais dos docentes universitários, que influenciam na formação dos futuros professores de Matemática. O objetivo desta pesquisa é identificar fatores que influenciam positivamente o processo de formação dos professores de Matemática e que possivelmente os auxiliam a organizar satisfatoriamente as situações de aprendizagem de seus alunos. Encontrar tais indicativos significa, dentre outras coisas, possibilitar a outros professores a (re)construção de sua prática docente. A investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quer compreender na trajetória de vida e ação pedagógica destes professores a fim de conhecer as dimensões que os destacam como bons professores de Matemática. A pesquisa foi realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos de pesquisa são os professores indicados pelos alunos, através de questionário, o segundo instrumento utilizado é a entrevista semiestruturada. Nesta abordagem, trabalha-se com teorias emergentes, examinando o significado no contexto a fim de compreender manifestações das teorias, procurando ainda compreender através da entrevista com os sujeitos, aspectos básicos do comportamento humano, num tempo histórico, as suas histórias de vida. Compreende-se, que o professor formador carrega em sua trajetória um compromisso para além do institucional, para o social, de contribuir na formação de um profissional da educação que seja competente e crítico, como co-participante na construção de uma sociedade mais humana e justa para todos.
The investigation of the trajectory of teachers of mathematics aims to understand the positive personal characteristics of university teachers, which influence the formation of future teachers of mathematics. The objective of this research is to identify factors that influence positively the process of training teachers of mathematics and possibly help them organize satisfactorily the learning situations of their students. Finding such indicatives means, among other things, enable other teachers the (re)construction of their teaching practice. The research has developed from an intentional sampling of what we want to understand in the trajectory of life and work of those teachers in order to know the dimensions that make them stand out as good teachers of mathematics. The survey was conducted in three undergraduate courses in mathematics in the state of Rio Grande do Sul. The research subjects are teachers nominated by students through a questionnaire and the second instrument used is a semi-structured interview. In this approach, we work with emerging theories by examining the meaning in context to understand events of the theories, still seeking to understand through the interviews with the subjects, basic aspects of human behavior, in historical time, their life stories. It is understood that the teacher trainer carries in his career a commitment beyond the institutional, to the social, of contributing to the formation of a professional of the education area that is competent and critical, as a co-participant in building a more humane society and fair to all.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2968
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000425810-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo327,55 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.