Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3006
Tipo: masterThesis
Título: Educação continuada em grupos de estudos: possibilidades com foco no ensino da geometria
Autor(es): Etcheverria, Teresa Cristina
Orientador: Moraes, Roque
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: EDUCAÇÃO CONTINUADA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
GEOMETRIA - ENSINO
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender como a formação de um grupo de estudos no espaço escolar constitui uma possibilidade de formação continuada de professoras dos anos iniciais na área do ensino da Geometria. O referencial teórico da investigação envolve a formação dos professores que atuam nos anos iniciais e está voltado para a constituição de grupos de estudos como modalidade de formação continuada de professores e para os princípios que embasam o ensino da Geometria. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa e faz uso dos princípios da pesquisa-ação. Foi constituído um grupo de estudos formado por quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário, o diário de campo, o depoimento escrito e a entrevista, e aconteceram no período de agosto/2006 a abril/2007. Foram definidas duas categorias “a priori” com base no referencial teórico, das quais, a partir de um processo de análise textual, emergiram as subcategorias que me possibilitaram organizar e compreender os dados coletados. Desse estudo é possível afirmar que o grupo de estudos é uma modalidade de formação continuada de professores que oportuniza mudanças na prática educativa a partir da reflexão dessa prática e da construção de aprendizagens. Também se conclui que para ressignificar o ensino da Geometria se faz necessário ampliar e valorar o conhecimento geométrico construído pelos professores, voltado para o desenvolvimento da habilidade do pensar geométrico, numa proposta interdisciplinar que estimule o estabelecimento de relações.
El objetivo del presente trabajo es comprender de qué manera la formación de un grupo de estudios en el ambiente escolar se constituye en una posibilidad de formación continua de profesoras en los años iniciales en el área de la enseñanza de Geometría. El marco teórico de la investigación abarca la formación de profesores que actúan en los años iniciales y se orienta a la constitución de grupos de estudios como modalidad de formación continua de profesores y a los principios que fundamentan la enseñanza de Geometría. La metodología de investigación sigue el abordaje cualitativo y hace hincapié en los principios de la investigaciónacción. Se constituyó un grupo de estudios formado por cuatro profesoras de los años iniciales de la enseñanza elemental de un colegio público del estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Los principales instrumentos de recolección de datos fueron el cuestionario, el diario de campo, la declaración escrita y la entrevista, realizados en el período de agosto/2006 a abril/2007. Se definieron dos categorías a priori con base en el marco teórico y, a partir de un proceso de análisis textual, surgieron las subcategorías que me posibilitaron organizar y comprender los datos recolectados. A partir de este trabajo es posible afirmar que el grupo de estudios es una modalidad de formación continua de profesores que posibilita cambios en la praxis educativa, a partir de la reflexión de dicha praxis y de la construcción de aprendizajes. Asimismo se concluye que para darle un nuevo significado a la enseñanza de Geometría se vuelve necesario ampliar y valorar el conocimiento geométrico construido por los profesores, orientado al desarrollo de la habilidad en el reflexionar geométrico, en una propuesta interdisciplinaria que estimule el establecimiento de relaciones. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/3006
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000397536-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,18 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.