Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/3027
Tipo: | masterThesis |
Título: | O ensino de matemática financeira na graduação com a utilização da planilha e da calculadora: uma investigação comparativa |
Autor(es): | Feijó, Adriano Brandão |
Orientador: | Viali, Lorí |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Fecha de Publicación: | 2007 |
Palabras clave: | MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR MATEMÁTICA FINANCEIRA PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) CALCULADORAS FINANCEIRAS INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EXCEL |
Resumen: | Este trabalho tem por objetivo investigar se a utilização da planilha promove condições necessárias para que os alunos consigam melhorar o entendimento de conceitos da disciplina de Matemática Financeira em relação ao ensino tradicional realizado com as calculadoras financeiras e as tabelas de coeficientes. Fatores relacionados com os conhecimentos prévios dos alunos, aprendizagem, motivação, interesse, conteúdos e desempenho com a utilização dos dois recursos foram levantados e confrontados quantitativamente e qualitativamente. A amostra investigada foi composta de três turmas de um curso noturno de Ciências Contábeis de uma Faculdade de Porto Alegre. This research has as objective to investigate if spreadsheet utilization promotes enough conditions so that students get improve financial Mathematics subject in relation to traditional teaching realized with financial calculators and coefficient tables. Factors related with students previous knowledge apprenticeship, motivation, concern, contents and performance with the use of two resources were surveyed and confronted regarding quality and quantity. The investigation was composed by three groups of an overnight accounting course of a Porto Alegre College. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/3027 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.