Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3030
Tipo: masterThesis
Título: Unidade de aprendizagem: uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa
Autor(es): Ficagna, Nádia Carraro
Orientador: Pinent, Carlos Eduardo da Cunha
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2005
Palavras-chave: APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Bento Gonçalves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estatística, com os alunos do Ensino Médio, através dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem através do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as razões da escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que alicerçam o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos teóricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi construída através das idéias prévias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realização das atividades. Com isto, foi possível identificar algumas categorias da aprendizagem como: construção da aprendizagem alicerçada pela pesquisa; limites, interesse e motivação; interdisciplinaridade e a utilização da informática, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclusões demonstram a crença no desenvolvimento do Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem no espaço escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Construção de uma aprendizagem significativa para os alunos.
Este trabajo de pesquisa visa estudiar el interés y la Construcción del Aprendizaje en alumnos del Segundo Grado de una Escuela particular de Bento Gonçalves. El desarrollo de una Unidad de Aprendizaje en Estadística, con los alumnos del Segundo Grado, a través de las declaraciones y entrevistas de los mismos, pretende comprender de qué manera ocurre el Interés y la Construcción del Proceso de Aprendizaje a través del Educar por la Pesquisa. El proceso empieza con un relato a respecto de los orígenes de la pesquisa, demostrando las razones de la elección del tema y del problema, bien como las cuestiones de pesquisa que mantienen el trabajo. Para el desarrollo, plantease algunos caminos teóricos a respecto del Educar por la Pesquisa, las Unidades de Aprendizaje, el Interés y la Construcción del Proceso de Aprendizaje. La Unidad de Aprendizaje sobre Salud Pública fue construida a través de las ideas previas de los alumnos, que fueron separadas por categorías y analizadas para posterior realización de las actividades. Con esto, fue posible identificar algunas categorías del aprendizaje como: construcción del aprendizaje basada por la pesquisa; límites, interés y motivación; interdisciplinariedad y la utilización de la informática, que fueron analizadaos durante la propuesta. Las conclusiones demuestran la creencia en el desarrollo del Interés y la Construción del Proceso de Aprendizaje en el espacio escolar. Así, se evidenciam maneras que pueden contribuir para que, efectivamente, ocurra el interés y la Construcción de un aprendizaje significativo para los alumnos. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/3030
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000341299-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,06 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.