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Tipo: masterThesis
Título: Ensino de física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativa
Autor(es): Rodrigues, Cristiane Rodrigues de
Orientador: Coelho, Suzana Maria
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2008
Palabras clave: EDUCAÇÃO CONTINUADA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
FÍSICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
Resumen: Este trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodológica qualitativa, sobre a formação em Ciências Físicas de futuros professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar traços do perfil epistemológico desses futuros professores, analisando-se, também, reações positivas e obstáculos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elaboração de uma unidade didática sobre a temática “Raios, Relâmpagos e Trovões”. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodológica, na compreensão, explicação e repercussão dos fenômenos físicos estudados na dimensão real para a virtual. Por outro lado, indicam reações positivas como a preocupação dos sujeitos com a própria formação e com a aprendizagem do aluno.Constatou-se que a metodologia desenvolvida pôde promover, nos sujeitos, uma tomada de consciência da importância e da necessidade do ensino experimental de Física, com o auxilio do computador como recurso pedagógico, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflexões e construções, baseadas nas experiências, na alfabetização científica a partir da relação teoria e prática, na mediação, no diálogo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educação autônoma e a apropriação de novas concepções metodológicas de ensino.
This paper describes a case-study – following a qualitative-methodological approach - on the education/training of future Physical Sciences teachers in the first grades of primary school in a variety of methodologies, experimental and virtual, according to constructivist based approach. The objective was to investigate the traits of those future teachers´ epistemological profile; positive reactions and obstacles identified during the experimental and virtual processes in order to elaborate a teaching unit on “Lightning, and Thunder”. The results have pointed out methodological, psychocognitive and conceptual difficulties in the comprehension, explanation and repercussion of the physical phenomena studied from the real to the virtual dimension. On the other hand, the results also have shown positive reactions, such as, concern of the subjects regarding their own education and their students´ learning.It was found out that the methodology developed could promote, in the subjects, an awareness of the importance and need of experiments in the teaching of Physics through the use of a computer as a pedagogical resource in the first grades of primary school. Such approach would offer them an environment leading to questionings, reflections and constructions - based on experiments - on scientific literacy from the relationship between theory and practice, on the mediation , on dialog and on the cognitive development, favouring student autonomy and appropriation of new teaching methodological concepts.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3046
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