Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3064
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViali, Loríen_US
dc.contributor.authorRosa, Rosane Ratzlaff daen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:20Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:20Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3064-
dc.description.abstractEste trabalho relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção desses conceitos a médio e longo prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram à planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e também preferem esse tipo de aula apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reports an investigation which sought to determine if the use of spreadsheets as a resource in teaching rational numbers in elementary education contributes to improve the learning and long run retention of these concepts. The investigation was held with a sample of students from two seventh grade classes of a public school in Porto Alegre. The results indicated that the use of spreadsheets favor learning and makes the classes more enjoyable for the students who were able to visualize the process which they were working with. A second test applied five months later, showed that the students who used the spreadsheets were able to have a greater retention of the content. The results also showed that the students feel comfortable with the technology and almost all of them said they felt more motivated with the classes in which computers were used. They felt very a well consequently they preferred these types of classes even though the laboratory conditions were not ideal.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectNÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA MODERNA - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectNÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADORpt_BR
dc.titleDificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais: uma proposta de soluçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000399551-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,67 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.