Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3064
Tipo: masterThesis
Título: Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais: uma proposta de solução
Autor(es): Rosa, Rosane Ratzlaff da
Orientador: Viali, Lorí
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: EDUCAÇÃO
NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA MODERNA - MÉTODOS DE ENSINO
NÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINO
ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR
Resumen: Este trabalho relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção desses conceitos a médio e longo prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram à planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e também preferem esse tipo de aula apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.
This paper reports an investigation which sought to determine if the use of spreadsheets as a resource in teaching rational numbers in elementary education contributes to improve the learning and long run retention of these concepts. The investigation was held with a sample of students from two seventh grade classes of a public school in Porto Alegre. The results indicated that the use of spreadsheets favor learning and makes the classes more enjoyable for the students who were able to visualize the process which they were working with. A second test applied five months later, showed that the students who used the spreadsheets were able to have a greater retention of the content. The results also showed that the students feel comfortable with the technology and almost all of them said they felt more motivated with the classes in which computers were used. They felt very a well consequently they preferred these types of classes even though the laboratory conditions were not ideal.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3064
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000399551-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,67 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.