Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3098
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Roqueen_US
dc.contributor.authorVettori, Marceloen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:33Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:33Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3098-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2004 com os alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Trata-se de um trabalho que teve por objetivo investigar o desenvolvimento das produções textuais dos alunos no ambiente interativo dos grupos de Internet. Para desenvolver essas produções, os alunos trabalhavam com os pressupostos do Educar pela Pesquisa: questionamento das verdades conhecidas, reconstrução de argumentos e a comunicação dos resultados. Nesse sentido, tais pressupostos foram desenvolvidos por meio da escrita, utilizando o ambiente interativo dos grupos de Internet para que os alunos socializassem as suas pesquisas com os seus colegas e o professor, que também participava como mediador das relações interpessoais no ambiente virtual. Assim, o processo produtivo de cada um era acompanhado por todos, o que proporcionava o envolvimento permanente dos alunos em suas aprendizagens. Como resultados desse processo, destacam-se três categorias que favoreceram a aprendizagem dos alunos trabalhando o Educar pela Pesquisa com o uso de grupos de Internet: a comunicação entre os sujeitos, as relações interpessoais e a pesquisa como reconstrução de conhecimento mediada pelo professor.pt_BR
dc.description.abstractThis research was developed with a second year high school class of a private school in Porto Alegre, throughout the year 2004. The work done had the objective of investigating the development of literal productions of the students in an interactive environment of internet groups. To develop these productions, the students worked with the assumption of Educating through Research: questioning of the known truths, reconstruction of arguments and the communication of the results. In that sense, such assumptions were worked through writing, utilizing the interactive internet groups so that the students socialized their research with colleagues and the professor, who also participated as a mediator in the interpersonal relations of the virtual environment. Thus, the productive process of each student was accompanied by all, which provided permanent involvement of all students in their learning. As results of this process, three categories of actions favored the learning of the students working with education through research with the use of groups of Internet: the communication between the students, interpersonal relations and the research as reconstruction of knowledge mediated by the professor.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO EM GRUPOpt_BR
dc.subjectPRODUÇÃO TEXTUALpt_BR
dc.subjectFÍSICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleProdução escrita em física com uso de grupos de Internet: aprendizagens significativas por meio do educar pela pesquisapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000384257-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo478,72 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.