Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3129
Tipo: masterThesis
Título: Currículo de química: uma reflexão coletiva
Autor(es): Herber, Jane
Orientador: Basso, Nara Regina de Souza
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
CURRÍCULO - ENSINO MÉDIO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Resumo: O trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as concepções que professores de Química do Ensino Médio tem sobre currículo de Química e os PCNs. Inicialmente formamos um grupo de estudos que funcionou como uma extensão universitária para os professores. O grupo se reuniu semanalmente durante três meses no primeiro semestre de 2006 a fim de refletir e investigar suas concepções de currículo frente às políticas públicas atuais, sendo considerada uma pesquisa-ação, pois o grupo participou efetivamente para que os resultados fossem evidenciados. Os encontros foram divididos em dois momentos um de debate e troca de experiências e outro utilizando textos disponibilizados em um ambiente virtual que funcionou como um portfólio do grupo, ou seja, neste ambiente foram anexados os materiais de pesquisa coletiva e individual dos integrantes do grupo. As discussões e reflexões geradas no grupo possibilitaram fortalecer o problema a ser investigado, pois ficou claramente detectado que os professores não estão habituados com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e acabam limitados a um currículo rígido e fechado, fazendo com que na maioria das vezes o ensino de Química seja descontextualizado. Os encontros do grupo foram transcritos e as idéias categorizadas utilizando a análise textual qualitativa, possibilitando obter os resultados desta pesquisa. Da análise de resultado emergiram as seguintes categorias: As percepções dos professores sobre currículos e PCNs; Planos de estudos, interdisciplinaridade e ensino de Química; Currículo de Química e o cotidiano; A realidade dos professores; A educação, os valores e a qualidade do ensino; Formação continuada e por fim Nossos alunos e as escolas. Através do debate e da produção nessas categorias, os professores foram capazes de reconstruir seu entendimento do currículo com o qual estavam trabalhando e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
The research had as objective to investigate High School Chemistry teachers understanding of the Chemistry curriculum and of the National Curriculum Parameters (PCNs). A study group was organized as a continuous education program for the involved teachers. The group met weekly during three months in the first semester of 2006 to reflect on their curriculum understanding in relationship to public political demands. The study was conducted as an action research, with all teachers participating in the production of the results. The meetings were organized in two sections, one of discussion and interchange of experiences and the other working on texts made available in a virtual group that functioned as a portfolio of the group. In this setting, group and individual productions were added for continuous interaction among participants. The discussions and reflections produced in the group demonstrated the importance of to the research problem, as it became clear that the teachers were not used to discuss curriculum and were limited to a rigid and closed curriculum, resulting usually in a decontextualized Chemistry teaching. The group meetings were recorded and the ideas categorized by use of qualitative textual analysis, conducting to the research results. From the analysis emerged the following categories: The teachers understanding of curricula and PCNs; Study plans, interdisciplinarity and Chemistry teaching; Chemistry curriculum and daily knowledge; Teachers reality; Education, values and the quality of teaching; Continuous education; and Our students and the schools. Through the discussion and production on these categories the teachers were able to reconstruct their understanding of curricula they were working with and of the National Curriculum Parameters.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3129
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000393198-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo457,87 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.