Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3833
Tipo: doctoralThesis
Título: Entre memória e humor: Porto Alegre nas crônicas de Renato Maciel de Sá Jr.
Autor(es): Quinto, Cláudia Catarina Dominguez
Orientador: Monteiro, Charles
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: HISTÓRIA
PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX
CULTURA - PORTO ALEGRE
LITERATURA - HISTÓRIA
CRÔNICAS RIO-GRANDENSES - HISTÓRIA E CRÍTICA
SÁTIRA RIO-GRANDENSE
HUMOR
SÁ JUNIOR, RENATO MACIEL DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumo: Esta tese tem por finalidade refletir sobre a memória coletiva e o humor nas crônicas de Renato Maciel, inseridas nas obras Anedotário da Rua da Praia 1, Anedotário da Rua da Praia 2 e Anedotário da Rua da Praia 3, e escritas no período de 1981 a 1983. Suas crônicas fornecem um testemunho único sobre a sociedade da época e a memória de uma outra Porto Alegre, a dos anos 1940 e 1950. As principais fontes de pesquisa foram os três livros e os jornais que compõem o acervo do cronista. Para analisar os textos do cronista, a pesquisa baseou-se nas obras de Maurice Halbwachs sobre a memória coletiva e de Vladímir Propp sobre os tipos de humor. A obra de Renato Maciel diferenciou-se por satirizar as principais instituições da época como a Polícia, o Exército, o Governo e a Igreja. Um dos objetivos da pesquisa foi comprovar a importância da crônica como uma fonte histórica privilegiada para compreender o passado da cidade.
Cette thèse vise à réfléchir sur la mémoire collective et de l´humeur dans les chroniques de Renato Maciel, insérée dans les oeuvres Anedotário da Rua da Praia 1, Anedotário da Rua da Praia 2 e Anedotário da Rua da Praia 3, et écrites entre 1981 à 1983. Ces chroniques offrent un témoignage unique sur la société de l'époque et la memoire d´une outre Porto Alegre des années 1940 et 1950. Les principales sources de recherche ont été les trois livres de chroniques et des articles de journaux sur la reception des oeuvres qui composent la collection du chroniqueur. Afin d'analyser les textes du chroniqueur, ont été utilisés comme reférénces téoriques les ouvres de Maurice Halbwachs sur la mémoire collective et de Vladimir Propp sur les types d´humeur. L´oeuvre de Renato Maciel s´est sont distingué pour satirisé les principales institutions de l'époque comme la police, l'armée, le gouvernement et l'Eglise. Un des objectives de la recherche a été de prouvé l´importance de chronique comme source historique privilégiée pour comprendre le passée de la ville. fre
URI: http://hdl.handle.net/10923/3833
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000434618-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,51 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.