Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4027
Tipo: masterThesis
Título: Compreensão leitora, maturidade lingüística, desempenho escolar: um estudo correlacional
Autor(es): Marra, Tânia Vieira
Orientador: Poersch, José Marcelino
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: LINGUÍSTICA APLICADA
PSICOLINGUÍSTICA
DESEMPENHO ESCOLAR
LEITURA - COMPREENSÃO
TESTE CLOZE
Resumen: O presente estudo insere-se na área de pesquisa da Psicolingüística. Seu objetivo é verificar a correlação entre compreensão leitora, maturidade lingüística e desempenho escolar. Como premissa básica, considera a leitura como resolução de problema, assim, quem melhor compreende aquilo que lê, possui um nível mais alto de maturidade lingüística e, conseqüentemente apresenta um bom desempenho escolar num processo de retroalimentação. São sujeitos da pesquisa quarenta e cinco estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública federal de Porto Alegre. Para comprovar as correlações existentes entre as variáveis, foram coletados dados por meio de três instrumentos: procedimento cloze para a compreensão leitora; produção textual para a maturidade lingüística; boletim para o desempenho escolar. Por meio de análise estatística dos dados, comprovou-se que há correlação positiva entre as variáveis estudadas e o objetivo da pesquisa foi atingido.
The present study deals with psycholinguistics research. The main goal is to verify correlations among reading skill, linguistics maturity and academic performance. As basic premise it considers reading as problem solving, in the sense that the student who best understands what he (she) reads should present the highest level of linguistics maturity and, consequently, a good academic performance, in a feedback process. As study subjects we take forty five third year students of a federal institution in Porto Alegre. Data were collected to check whether correlations exist among the variables by means of three tools: cloze procedure for reading skill; text production for linguistics maturity; test grades for academic performance. Statistical analyses applied to the data showed a positive correlation among the variables considered. Thus, the goal of this research was reached.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4027
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000397819-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,38 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.