Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/4078
Tipo: | doctoralThesis |
Título: | Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental |
Autor(es): | Bublitz, Grasiela Kieling |
Orientador: | Pereira, Vera Wannmacher |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Fecha de Publicación: | 2010 |
Palabras clave: | LINGUÍSTICA LEITURA ESCRITA ENSINO FUNDAMENTAL |
Resumen: | Esta tese, intitulada Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental, descreve e analisa, por meio de instrumentos específicos, a leitura, a escrita e a consciência linguística (fonológica, sintática e semântico/pragmática) de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental. A aplicação dos testes foi realizada em 14 sujeitos (8 meninas e 6 meninos), todos com 6 anos completos. O objetivo foi analisar e comparar os índices obtidos por todo o grupo e especificamente pelos meninos e pelas meninas. Os resultados permitiram observar a estreita relação entre a leitura, a escrita e a consciência linguística desses sujeitos que se encontram na mesma faixa etária. Além disso, foi possível relacionar esses índices com os pareceres elaborados pelas professoras do 1º ano sobre a evolução da linguagem das crianças sob outro ponto de vista. This thesis, titled Process of reading and writing and Linguistic Awareness of children that begin their learning in Elementary School with 6 years old, describes and analyses, through specific tests, the reading, the writing and the awareness linguistic (phonological, syntactic, semantic and pragmatic) of the students that begin their learning with 6 years old in Elementary School. The application of the tests was in 14 students (8 girls and 6 boys) that were 6 years old completed. The results were analysed and compared. These results made it possible to verify the relationship between linguistic abilities, reading and writing. It made it possible too verify how these abilities are evaluated by the students‟ teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/4078 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.