Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Vera Teixeira deen_US
dc.contributor.authorPiccini, Maurício da Silveiraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:30Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:30Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4112-
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado constitui-se em uma proposta de modelo para a análise das narrativas hipertextuais em jogos eletrônicos. Embasa-se na Teoria da Literatura, valendo-se das estruturas narrativas descritas por Vladimir Propp, Claude Bremond e Algirdas Greimas, nos conceitos de interação e hipertextualidade das áreas de Comunicação e Informática e nos estudos sobre processos de jogo e de leitura. Apresenta a testagem desses conceitos através de sua aplicação na análise do jogo de computador Elder’s Scroll IV: Oblivion. A partir dessa análise, propõe adaptações dos conceitos de estrutura narrativa e um novo modelo de análise para os jogos de narrativa hipertextual. Esse modelo final contempla o impacto potencial das diferenças de conceitos utilizados na criação de narrativas pela Literatura e pela Informática, em especial, o papel do leitor (no caso, também jogador) no processo de construção da narrativa.pt_BR
dc.description.abstractThis master dissertation proposes a model to analyse hypertextual narratives in electronic games. The Literary Theory described by Vladimir Propp, Claude Bremond and Algirdas Greimas was adopted as referencial to support the research process. The concepts of interaction and hypertextuality from Communication and Informatics, and studies of game and reading were also used as guidelines. This volume presents results of such concepts to analyse the computer game Elder's Scroll IV: Oblivion. This work proposes a new model for the analysis of narrative structure in games. This model describes the impact of these diferent concepts regarding Literaty Theory and Informatics, specially, the roll of the reader (player) in the narrative construction process.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectNARRATIVA - ANÁLISE LITERÁRIApt_BR
dc.subjectJOGOS ELETRÔNICOSpt_BR
dc.subjectHIPERTEXTOpt_BR
dc.titlePor uma teoria das supercordas da narrativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000399940-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo496,47 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.