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https://hdl.handle.net/10923/4112
Tipo: | masterThesis |
Título: | Por uma teoria das supercordas da narrativa |
Autor(es): | Piccini, Maurício da Silveira |
Orientador: | Aguiar, Vera Teixeira de |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Fecha de Publicación: | 2007 |
Palabras clave: | TEORIA LITERÁRIA NARRATIVA - ANÁLISE LITERÁRIA JOGOS ELETRÔNICOS HIPERTEXTO |
Resumen: | A presente dissertação de Mestrado constitui-se em uma proposta de modelo para a análise das narrativas hipertextuais em jogos eletrônicos. Embasa-se na Teoria da Literatura, valendo-se das estruturas narrativas descritas por Vladimir Propp, Claude Bremond e Algirdas Greimas, nos conceitos de interação e hipertextualidade das áreas de Comunicação e Informática e nos estudos sobre processos de jogo e de leitura. Apresenta a testagem desses conceitos através de sua aplicação na análise do jogo de computador Elder’s Scroll IV: Oblivion. A partir dessa análise, propõe adaptações dos conceitos de estrutura narrativa e um novo modelo de análise para os jogos de narrativa hipertextual. Esse modelo final contempla o impacto potencial das diferenças de conceitos utilizados na criação de narrativas pela Literatura e pela Informática, em especial, o papel do leitor (no caso, também jogador) no processo de construção da narrativa. This master dissertation proposes a model to analyse hypertextual narratives in electronic games. The Literary Theory described by Vladimir Propp, Claude Bremond and Algirdas Greimas was adopted as referencial to support the research process. The concepts of interaction and hypertextuality from Communication and Informatics, and studies of game and reading were also used as guidelines. This volume presents results of such concepts to analyse the computer game Elder's Scroll IV: Oblivion. This work proposes a new model for the analysis of narrative structure in games. This model describes the impact of these diferent concepts regarding Literaty Theory and Informatics, specially, the roll of the reader (player) in the narrative construction process. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/4112 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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