Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4227
Type: masterThesis
Title: As palavras e seus efeitos: o sexismo na publicidade
Author(s): Araujo, Daniela
Advisor: Costa, Jorge Campos da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2006
Keywords: LINGUÍSTICA DO TEXTO
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
PROPAGANDA - LINGUAGEM
LINGUAGEM - TEORIAS
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE LINGUÍSTICA
Abstract: Este trabalho tem como objetivo verificar a validade e consistência da Teoria das Implicaturas de Grice(1975), que descreve e explica o significado implícito enquanto processo inferencial de comunicação. Os slogans publicitários servem como fonte de análise para o trabalho, pois possuem uma camada significativa de implicaturas, ou seja, dizem muito mais do que está dito. Estas implicaturas podem ser de diferentes tipos, porém no trabalho são verificadas somente aquelas que indicam traços de sexismo, isto é, aquelas que apresentam algum tipo de discriminação em relação ao gênero, nesse caso, o feminino. A Teoria das Implicaturas de Grice, que é pragmática por natureza, é considerada importante porque estuda o significado que escapa à abordagem semântica, apesar de partir desta. Assim, o trabalho valoriza a interface entre a Pragmática e a Semântica, acreditando que uma área complementa a outra no estudo do significado em linguagem natural.
The goal of this research is to verify the validity and consistency of Grice´s Implicatures Theory (1975), which describes and explains the implicit meaning as an inferential process of communication. The advertising slogans are used as source, because they have a significant layer of implicatures, it means, they say more than they have said. These implicatures can be of different types, but this study verify the implicatures which indicate sexism traces, it means, indicate some discrimination mark about the genre, in this case, the feminine genre. Grice´s Implicatures Theory, which is pragmatic, is considered important because it deals with the meaning that escapes from the semantic theory. So, this study emphasizes the interface between Pragmatics and Semantics, presuming that one area completes the other in relation to the study of the meaning.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4227
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