Resumo: | Os avanços das Neurociências permitiram um estudo mais refinado sobre o processamento da linguagem e a especialização hemisférica. Em relação ao processamento de texto, algumas pesquisas indicam uma maior participação do hemisfério esquerdo (HE), no que tange à integração textual, isto é, na compreensão da macroestrutura e criação de um modelo situacional adequado ao texto; enquanto que outras apontam para uma participação mais efetiva do hemisfério direito (HD) nessas funções. Quanto à compreensão da microestrutura parece haver um consenso de que o HE é o maior responsável. O objetivo desta pesquisa é averiguar como textos são processados por portadores de lesão no HD, considerando-se a participação das regiões hemisféricas no processamento dos três níveis de compreensão das narrativas: micro-, macroestrutura e modelo situacional. Trazemos os seguintes questionamentos: como o texto narrativo é processado por indivíduos com lesão cerebral no HD? Há diferenças de desempenho entre esses indivíduos e os neurologicamente saudáveis quanto à compreensão leitora da micro, macroestrutura e modelo mental da narrativa? Que relações podem ser estabelecidas entre o desempenho dos participantes na compreensão dos três níveis de processamento e o desempenho em tarefas de memória e funções executivas? As respostas a esses questionamentos foram buscadas pela implementação de um estudo, do qual participou um grupo controle sem lesão cerebral; dois participantes comparativos e um participante caso – os três com lesão cerebral no HD decorrente de acidente vascular encefálico - AVE.Os participantes da pesquisa foram submetidos a uma avaliação neuropsicológica, seguida de testes linguísticos. Os resultados encontrados corroboram a visão de que o HD tem especial participação na compreensão da macroestrutura e do modelo situacional dos textos. A pesquisa oferece dados que ampliam nossa compreensão sobre o funcionamento da linguagem na patologia, sua relação com os hemisférios cerebrais, bem como sua inter-relação com outros processos cognitivos da memória de trabalho, episódica e das funções executivas. Advances in neuroscience have allowed us a more refined study of language processing, and hemispheric specialization. In relation to text processing, previous research has indicated a greater involvement of the left hemisphere (LH), associated with text integration, which means, the understanding of macrostructure, and the creation of an appropriate situational model to the text; whereas other studies focus on a more effective engagement of the right hemisphere (RH) in this processing. Considering the understanding of the microstructure, it seems to be consensual that the LH is largely responsible for it. This research aims to determine how right hemisphere brain-damaged (RHBD) participants process narrative texts in the three levels of comprehension: micro, macro and situational model. We bring the following questions: how do individuals with RHBD process a narrative text? Is there any difference between these individuals and the control group concerning the reading comprehension of micro, macro and mental model of a narrative? Is there any relation between a good performance in tasks of memory and executive functions and higher accuracy in narrative comprehension? We are searching for answers to these questions through the implementation of this study.A control group, two comparative lesion participants, and a RHBD case individual participated in the study. These participants underwent a neuropsychological evaluation, followed by linguistics tests. The results support the view that the RH has a special participation in the understanding of the macrostructure and the situational model of the texts. This research provided data to extend our understanding of the language pathology functioning, its relation to the cerebral hemispheres, as well as their interrelationship with other cognitive processes of working, episodic memory, and executive functions. |