Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4784
Type: masterThesis
Title: As relações de gênero e o processo de aculturação de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as
Author(s): Alencar-Rodrigues, Roberta de
Advisor: Strey, Marlene Neves
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2007
Keywords: PSICOLOGIA SOCIAL
RELAÇÕES DE GÊNERO
ACULTURAÇÃO
ESTUDANTES - ASPECTOS SOCIAIS
Abstract: Esta dissertação apresenta três artigos, todos abordando questões como as relações de gênero e o processo de aculturação. O primeiro artigo teórico faz uma reflexão acerca das relações de gênero no contexto das migrações internacionais, considerando que as questões de gênero são valores posto em cheque na situação de mudança para uma outra cultura. Nesse sentido, entende-se que a aculturação promove o questionamento das relações de gênero, provocando rupturas nas formas de ser homem e mulher construídas na sociedade de origem. O segundo artigo empírico buscou conhecer os fatores que facilitam e dificultam o processo de inserção de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as na cultura brasileira, mais especificamente no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse estudo, também procurou-se identificar as estratégias utilizadas pelos/as participantes no processo de aculturação. Por fim, o terceiro artigo empírico investiga como os/as estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as percebem as questões de gênero no seu país de origem e no Brasil, evidenciando o quanto o tema da sexualidade imprime marcas no discurso dos/as participantes da pesquisa no que se refere às relações de gênero no Brasil.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4784
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000390085-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo677,66 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.