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https://hdl.handle.net/10923/4784
Tipo: | masterThesis |
Título: | As relações de gênero e o processo de aculturação de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as |
Autor(es): | Alencar-Rodrigues, Roberta de |
Orientador: | Strey, Marlene Neves |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Data de Publicação: | 2007 |
Palavras-chave: | PSICOLOGIA SOCIAL RELAÇÕES DE GÊNERO ACULTURAÇÃO ESTUDANTES - ASPECTOS SOCIAIS |
Resumo: | Esta dissertação apresenta três artigos, todos abordando questões como as relações de gênero e o processo de aculturação. O primeiro artigo teórico faz uma reflexão acerca das relações de gênero no contexto das migrações internacionais, considerando que as questões de gênero são valores posto em cheque na situação de mudança para uma outra cultura. Nesse sentido, entende-se que a aculturação promove o questionamento das relações de gênero, provocando rupturas nas formas de ser homem e mulher construídas na sociedade de origem. O segundo artigo empírico buscou conhecer os fatores que facilitam e dificultam o processo de inserção de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as na cultura brasileira, mais especificamente no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse estudo, também procurou-se identificar as estratégias utilizadas pelos/as participantes no processo de aculturação. Por fim, o terceiro artigo empírico investiga como os/as estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as percebem as questões de gênero no seu país de origem e no Brasil, evidenciando o quanto o tema da sexualidade imprime marcas no discurso dos/as participantes da pesquisa no que se refere às relações de gênero no Brasil.
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URI: | http://hdl.handle.net/10923/4784 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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