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dc.contributor.advisorStein, Lilian Milnitskyen_US
dc.contributor.authorMiramontes, Julia Marisol Martínezen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:08:35Z-
dc.date.available2013-08-07T19:08:35Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4900-
dc.description.abstractA presente dissertação possui duas seções: uma teórica e uma empírica, que versam sobre o Efeito de Geração (EG) e Falsas Memórias (FM). Na primeira seção, a seção teórica, foi apresentado o EG e as FM a partir de estudos clássicos, assim como algumas propostas explicativas para esses fenômenos. Posteriormente, foi elaborada a base teórica para sustentar a hipótese de que o EG não só aumentaria as memórias verdadeiras (MV), mas também as FM. Na seção empírica, o objetivo foi conhecer o impacto do EG nas MV e FM, investigando a possibilidade do EG poderia reduzir os índices de FM. Além disso, esse estudo também visou analisar o efeito do tempo na persistência de ambos os tipos de memórias e o grau de certeza reportado pelos participantes em uma prova de reconhecimento. Os resultados obtidos nesse experimento mostraram que o EG, (i. e. , aumento das MV) é devido a um fortalecimento dos traços literais na memória, de forma que não se observou aumento nos índices de FM. Ainda, as FM, sob o EG, não parecem aumentar com o transcorrer do tempo. No entanto, o EG apresenta um benefício na MV quando se realiza a repetição da avaliação da mesma informação.pt_BR
dc.description.abstractThis work has two sections: a theoretical and an empirical, which deals with the Generation Effect (GE) and False Memories (FM). In the first section, the theoretical one, GE and FM classic studies were presented, as well as some explanatory models of these phenomena. Later, the theoretical basis to support the hypothesis that the GE would not only enhance true memory (TM) but also FM is explored. In the empirical section the purpose was to understand the impact of GE on TM and FM, investigating the possibility that EG could reduce FM. Furthermore, the effect of time of testing on the persistence of both true and false memory was assessed on an immediate and one week delayed recognition test. The certainty degree was also measured. Results showed that the GE (e. g. , increase of TM) is due to a strengthening of literal memory traces, so that FM rising was not observed. Yet, FM, under GE, did not seem to rise with time elapse. However, GE represents a TM benefit when a repetition of the evaluation from the same information is performed.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.subjectMEMÓRIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.titleO impacto do efeito de geração nas falsas memóriaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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