Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4900
Tipo: masterThesis
Título: O impacto do efeito de geração nas falsas memórias
Autor(es): Miramontes, Julia Marisol Martínez
Orientador: Stein, Lilian Milnitsky
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: PSICOLOGIA
PSICOLOGIA COGNITIVA
MEMÓRIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
Resumo: A presente dissertação possui duas seções: uma teórica e uma empírica, que versam sobre o Efeito de Geração (EG) e Falsas Memórias (FM). Na primeira seção, a seção teórica, foi apresentado o EG e as FM a partir de estudos clássicos, assim como algumas propostas explicativas para esses fenômenos. Posteriormente, foi elaborada a base teórica para sustentar a hipótese de que o EG não só aumentaria as memórias verdadeiras (MV), mas também as FM. Na seção empírica, o objetivo foi conhecer o impacto do EG nas MV e FM, investigando a possibilidade do EG poderia reduzir os índices de FM. Além disso, esse estudo também visou analisar o efeito do tempo na persistência de ambos os tipos de memórias e o grau de certeza reportado pelos participantes em uma prova de reconhecimento. Os resultados obtidos nesse experimento mostraram que o EG, (i. e. , aumento das MV) é devido a um fortalecimento dos traços literais na memória, de forma que não se observou aumento nos índices de FM. Ainda, as FM, sob o EG, não parecem aumentar com o transcorrer do tempo. No entanto, o EG apresenta um benefício na MV quando se realiza a repetição da avaliação da mesma informação.
This work has two sections: a theoretical and an empirical, which deals with the Generation Effect (GE) and False Memories (FM). In the first section, the theoretical one, GE and FM classic studies were presented, as well as some explanatory models of these phenomena. Later, the theoretical basis to support the hypothesis that the GE would not only enhance true memory (TM) but also FM is explored. In the empirical section the purpose was to understand the impact of GE on TM and FM, investigating the possibility that EG could reduce FM. Furthermore, the effect of time of testing on the persistence of both true and false memory was assessed on an immediate and one week delayed recognition test. The certainty degree was also measured. Results showed that the GE (e. g. , increase of TM) is due to a strengthening of literal memory traces, so that FM rising was not observed. Yet, FM, under GE, did not seem to rise with time elapse. However, GE represents a TM benefit when a repetition of the evaluation from the same information is performed.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4900
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