Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4912
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWagner, Adrianaen_US
dc.contributor.authorKunrath, Letícia Hoffmannen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:08:41Z-
dc.date.available2013-08-07T19:08:41Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4912-
dc.description.abstractEste trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the familiar educational process in order to understand the educational strategies used by families with one or more children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. We consider that all systems in which these children and their families live have an influence and are influenced by this contact. Thus, two articles were written for the master thesis. In the first one, there is a review of the literature of ADHD characteristics and of educational strategies used by the parents of these children. The purpose of the second article is to research the educational strategies used by parents of children with ADHD and to discover which they consider more usefull in the education of these children. The results show that parents stressed by the dificulties of the educational process of their children were used to use more coercive than inductive strategies. Thus, health professionals must support and guide these parents in order to give them conditions to do what they think is more effective in relation to this situation.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpt_BR
dc.subjectHIPERATIVIDADEpt_BR
dc.subjectPAIS E FILHOSpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectCRIANÇAS - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEstratégias educativas: a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000384217-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo460,01 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.