Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5852
Tipo: masterThesis
Título: Moda de novela: os conteúdos de Salve Jorge divulgados em revistas femininas e as estrelas como padrões-modelo de estilo e beleza
Autor(es): Lopes, Jenara Miranda
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO DE MASSA - INFLUÊNCIA
TELENOVELAS - BRASIL
TELEVISÃO - AUDIÊNCIA
REVISTAS FEMININAS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
MODA - ASPECTOS SOCIAIS
Resumo: Esta dissertação pretende verificar qual é o papel das estrelas e das telenovelas na motivação do consumo de artigos de moda inspirados no figurino de personagens e entender de que modo, junto com as revistas femininas, atuam como promotoras de tendências de consumo. Para tanto, durante o período de exibição da telenovela Salve Jorge, foram realizados o monitoramento e a análise de revistas femininas para determinar a relação que se estabelece entre as telenovelas e as revistas femininas, desde a apropriação da imagem das estrelas do elenco na capa das revistas, até a exploração dos conteúdos explorados na temática desta telenovela. Com a aplicação da teoria do Star System, de Edgar Morin, bem como das teorias sobre pós-modernidade, de Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, observou-se que o uso da imagem das estrelas, bem como da familiaridade dos espectadores com os conteúdos das telenovelas, atua como potencializador do estímulo de consumo, tanto material, a partir da indicação de produtos consumidos pelas celebridades, quanto cultural, através do consumo das próprias mídias. Pôde-se constatar, também, a existência de um Star System nacional, gerado e explorado pelos meios de comunicação brasileiros.
This dissertation intends to verify the roles assumed by soap operas, and its stars, as motivators of the consumption of fashion items inspired by its characters wardrobe, and understand how they and women’s fashion magazines together act as trendsetters. During the Salve Jorge Brazilian soap opera broadcasting, a monitoring of women’s magazines and its posterior content analysis were conducted to determine the relationship established between these publications and soap operas, from the star images used in covers till the subjects of soap operas used as magazine contents. Through Edgar Morin’s Star System theory, as well as Michel Maffesoli and Gilles Lipovetsky postmodern theories, it’s noticed that the uses of star images, as well as the spectator’s familiarity with the soap operas contents, act as consumption stimulus, both materially, from the indication of products consumed by celebrities, and culturally, through the consumption of the media themselves. This study could also establish the existence of a national Star System, generated and explored by Brazilian media.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5852
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