Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/7078
Tipo: masterThesis
Título: A escola de educação básica e a formação inicial em pedagogia: um estudo de caso
Autor(es): Santos, Tatiana Fruscalso dos
Orientador: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2015
Palabras clave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA
Resumen: O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, e caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de problematizar a importância da escola de Educação Básica na formação dos professores em formação. Ele busca interagir e compreender como acontecem as práticas de ensino e estágios curriculares supervisionados nas escolas de Educação Básica. Destaco como pontos importantes a trajetória da formação docente no Brasil, a relação da Escola de Educação Básica com a Universidade, os Professores em Formação, Professores Titulares das Turmas e Professores Supervisores das Escolas Pesquisadas, cujos relatos de experiências contribuíram com esta pesquisa. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como Pimenta (2000, 2001 e 2004), Nóvoa (1999, 1995), Morosini (2006, 1992), Arroyo (2000), entre outros. Este trabalho constitui-se em um estudo de caso do tipo etnográfico caracterizado pela descrição da cultura escolar (André, 2012). O resultado disso mostra a importância da inserção de professores em formação no ambiente escolar e aponta para uma relação, quase inexistente, entre as instituições formadoras – escola e universidade – e o desejo, por parte das escolas estudadas, de que essa relação aconteça de forma efetiva, aprimorando os estudos, as práticas e os fazeres pedagógicos dos profissionais já atuantes na escola de educação básica, bem como dos professores em formação durante todo o curso.
This study is part of the Training Research Line, Policy and Practice in Education, and it is characterized by being a qualitative research, in order to discuss the importance of the school of Basic Education in the training of teacher trainees. It seeks to interact and understand how happen the teaching practices and curriculum supervised internships in basic education schools. Highlight important points as the trajectory of teacher education in Brazil, the relationship of the School of Basic Education with the University, Teachers in Training, Professors and Teachers Supervisors, whose accounts of experiences contributed to this research. The theoretical contributions anchor up mainly of authors such as Pimenta (2000, 2001 and 2004), Nóvoa (1999, 1995), Morosini (2006, 1992), Arroyo (2000), among others. This work is in an ethnographic case study characterized by the description of the school culture (André 2012). The result shows the importance of training teachers insertion in the school environment and points to a relationship, almost non-existent, between training institutions - school and university - and the desire on the part of the schools studied, that this relationship happen so effective, improving the studies, practices and pedagogical doings of professionals already working in primary education schools and teacher training throughout the course.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7078
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000466438-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.