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https://hdl.handle.net/10923/7161
Tipo: | masterThesis |
Título: | O aspecto viral das mídias sociais: uma abordagem pragmática |
Autor(es): | Pereira, Paulo de Tarso Irizaga |
Orientador: | Costa, Jorge Campos da |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Fecha de Publicación: | 2015 |
Palabras clave: | LINGUAGEM - ASPECTOS SOCIAIS COMUNICAÇÃO - LINGUAGEM CIBERNÉTICA PRAGMÁTICA COGNIÇÃO |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo entender o aspecto viral das mídias sociais com relação à dimensão comunicativa da língua. Os virais são um fenômeno que nasce graças à ampliação de acesso dos computadores domésticos e ao povoamento do ciberespaço, cujo paradigma comportamental é a comunicação todos-todos. Para melhor estudar o fenômeno viral, faz-se uso de diferentes propostas de natureza cognitivo-social, as quais incluem, majoritariamente, a Teoria da Relevância (Sperber & Wilson, 1995) e a Memética (Dawkins, 2001). Primeiramente, buscamos entender a estrutura dos virais, assim como os meios de propagação por onde ocorre a transmissão social. Em seguida, analisamos o impacto que os virais têm na acessibilidade. Por fim, verificamos as principais funções pragmáticas que os virais podem exercer em diálogos virtuais. The aim of this paper is to understand the viral aspect of the social media with respect to language communicative dimension. Viral is a phenomenon that rises due to both expansion of the personal computer’s access and the settlement of the cyberspace, which behavioral paradigm is the all-to-all communication. In order to study the viral phenomenon, it is used different social-cognitive approaches which include mainly the Relevance Theory (Sperber & Wilson, 1995) and Memetics (Dawkins, 2001). First, we seek to understand the viral structure, as well as its means of propagation and social transmission. Then, we analyze the impact that the viral has in the accessibility. Finally, we verify the chief pragmatic functions that the viral can exert in virtual dialogues. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/7161 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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