Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7258
Tipo: masterThesis
Título: As práticas de relações públicas na cultura digital: uma análise da narrativa transmídia do Magazine Luiza através da personagem Lú
Autor(es): Silva, Claudia Palma da
Orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
REDES SOCIAIS
INTERNET - ASPECTOS CULTURAIS
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a apropriação da narrativa transmídia como prática de Relações Públicas, analisada no conteúdo produzido pelo Magazine Luiza através da personagem Lu. Por meio da metodologia de análise de conteúdo e do estudo de caso, observa-se como a narrativa da personagem flui entre as mídias digitais da marca e como a estratégia de comunicação transmidiática pode ser associada às práticas de Relações Públicas. O conceito de narrativa transmídia compreende o que Jenkins (2009) define como uma história que se desenrola através de múltiplas plataformas de mídia, com cada novo contexto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo. As mídias analisadas foram o site, o blog da marca, o Facebook, o Google+, o Twitter e o YouTube. Esse estudo buscou entender como a lógica transmídia pode ser incorporado nas atividades de relações públicas e da comunicação social, como o varejo pode construir estratégias para a criação de franquias e universos em torno das marcas.
This dissertation is a study into the use of transmedia storytelling as practiced in Public Relations, analyzing the content produced by "Magazine Luiza" through the character of "Lu". Through content analysis and case studies, one observes how the story of the character flows between various kinds of digital media, and how this strategy of communication can be associated to Public Relations practices. The concept of transmedia storytelling establishes what Jenkins (2009) defines as a story which develops through multiple media platforms, with every new piece of context contributing in its own distinct and valuable ways to the whole. Analyzed mediums included the brand's website and blog, Facebook, Google+, Twitter, and Youtube.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7258
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000468610-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo10,8 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.