Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7418
Type: doctoralThesis
Title: Conhecimentos implicados na tomada de decisão do coordenador pedagógico em relação à indisciplina
Author(s): Ferri, Marícia da Silva
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2014
Keywords: EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
COORDENADOR PEDAGÓGICO
DISCIPLINA ESCOLAR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Abstract: O tema da presente Tese é o Coordenador Pedagógico. O principal objetivo desta Tese de doutoramento é a reflexão sobre os conhecimentos implicados na tomada de decisão do Coordenador Pedagógico, principalmente no que se refere à indisciplina escolar. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando-se como método o grupo focal com quatro coordenadores pedagógicos de escolas privadas de Porto Alegre, que atuam em escolas que atendem de 500 a 2400 alunos. Autores como Placco (2011), Vasconcellos (2000), André (2012), Garcia (2000), Larrosa (1994) constituem as principais referências teóricas deste estudo. A investigação não tem como objetivo elaborar uma relação de conhecimentos porque não se trata de um protocolo, mas sinaliza alguns conhecimentos fundamentais à tomada de decisão de um coordenador pedagógico no que se refere à indisciplina escolar, que são: Pedagógicos (Projeto Político Pedagógico, Código de Convivência Escolar, Regimento Escolar); Jurídicos (Regimento Escolar e Legislação de Ensino – nacional, regional e municipal); Psicológicos (referem-se ao desenvolvimento moral, social e cognitivo das crianças e adolescentes, relacionamento interpessoal) e Administrativos (gestão de processos e gestão de recursos humanos). Os conhecimentos acima citados têm, evidentemente, possíveis desdobramentos.
The theme of this thesis is the Pedagogical Coordinator. The main objective of this doctoral thesis is a reflection on the knowledge involved in the decision-making of the Pedagogical Coordinator mainly in regard to school (in)discipline matters. The research was developed based on a qualitative approach, using a focus group with four pedagogical coordinators of private schools, with 500 to 2400 students in Porto Alegre, as a method. Authors like Placco (2011), Vasconcellos (2000), André (2012), Garcia (2000), Larrosa (1994) constitute the main theoretical references of this study. The research does not aim at a list of knowledge because it is not a protocol, but I signal some fundamental knowledge for the decision-making of a pedagogical coordinator with regard to school (in)discipline that are: Pedagogical (Political Pedagogical Project, Code of School Coexistence, School Bye-laws), Legal (School Bye-laws and Education Legislation – national, regional and municipal), Psychological (refer to the moral, social and cognitive development of children and adolescents, interpersonal relationship) and Administrative (process management and human resource management). The knowledge mentioned above has, of course, possible developments.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7418
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000471003-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,11 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.