Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7688
Type: masterThesis
Title: Uma análise sobre como um grupo de professores de ciências e matemática compreende o papel da intuição e da criatividade em suas práticas docentes
Author(s): Samuel, Lucius Rafael Sichonany
Advisor: Harres, João Batista Siqueira
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2014
Keywords: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CRIATIVIDADE
RACIONALISMO
EPISTEMOLOGIA
Abstract: The research aims to investigate how a group of science and mathematics teachers understand the role of intuition and creativity in their teaching practices. In the more specific context, sought to examine whether reported by the group in their testimonies methodologies have the potential to foster the intuitive and creative thinking of students as well as enabling rebuild a praxis based on the concept of freedom, using the theoretical assumption philosophical work proposed by Henri Bergson. From a corpus built with material obtained from interviews with nine science and mathematics teachers and subsequent analysis, using the methodology of Discourse Textual Analysis, four categories emerged: Souvenirs and perceptions of the science and mathematics teachers, Intuition and teacher practices, Teacher freedom and practices, Teacher creativity and practices. The research identified that most teachers realize the investigated aspects of intuition and creativity in their educational activities. However, they showed, in their speeches, directive significantly perspectives in their classroom practices. The teachers surveyed associated the intuition to knowledge unmediated, in direct connection with sensitivity and in opposition to the intelligence and rationality. In addition, it allowed heed to the fact that one, emerging from new concepts for time and space and guided by values centered subject, ethics could help rebuild of a new mentality for schools and teachers.
A pesquisa desenvolvida buscou investigar como um grupo de professores em ciências e matemática compreende o papel da intuição e da criatividade em suas práticas docentes. No âmbito mais específico, pretendeu analisar se as metodologias informadas pelo grupo em seus depoimentos teriam potencial de fomentar o pensamento intuitivo e criativo dos alunos, bem como possibilitar (re)construir uma práxis baseada no conceito de liberdade, utilizando como pressuposto teórico a obra filosófica proposta por Henri Bergson. A partir de um corpus construído com o material obtido de entrevistas feitas com nove professores da área de Educação em Ciências e Matemática e sua posterior análise, utilizando-se a Análise Textual Discursiva, emergiram quatro categorias: Lembranças e percepções dos professores da área de Educação em Ciências e Matematica, Intuição e práxis do professor, Liberdade e práxis do professor e Criatividade e práxis do professor. O trabalho de pesquisa permitiu identificar que a maioria dos professores investigados percebe aspectos relacionados à intuição e à criatividade em suas atividades educacionais. No entanto, eles evidenciaram, nos seus discursos, perspectivas significativamente diretivas em suas práticas de sala de aula. Os professores pesquisados associaram a intuição ao conhecimento não mediado, em conexão direta com a sensibilidade e em oposição à inteligência e à racionalidade. Os pressupostos bergsonianos, referentes à duração real, não foram assinalados explicitamente pelos professores na pesquisa. Além disso, ela permitiu atentar ao fato de que uma ética, emergente a partir de novas concepções para o tempo e para o espaço e pautada em valores centradas no sujeito, poderiam auxiliar na (re)construção de uma nova mentalidade para as escolas e para o fazer docente. Promovendo uma educação para o autoconhecimento e para felicidade dos sujeitos.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7688
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
476280 - Texto Completo.pdfTexto Completo1,14 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.